Folha de Londrina

Assembleia de SP cassa Arthur do Val, que fica inelegível

- Bruno B. Soraggi

São Paulo - Assembleia Legislativ­a de São Paulo (Alesp) decidiu cassar o ex-deputado Arthur do Val (União Brasil). A decisão foi tomada em votação em plenário na tarde de ontem (17). Com isso, o paulistano perde os seus direitos políticos e fica inelegível por oito anos.

A maioria dos deputados votou a favor da cassação proposta pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamenta­r da Alesp. O colegiado abriu processo disciplina­r contra Arthur por conta dos áudios nos quais ele diz, entre outras coisas, que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Esse é um momento triste na Assembleia, porque independen­te do mandatário que está sendo julgado, é sim, um momento que temos que refletir sobre a democracia”, discursou, antes da votação, o advogado de Arthur, Pedro Bueno. “Por mais abjetas e repugnante­s que sejam as falas, a manifestaç­ão de pensamento, no nosso entender, não é suficiente­mente grave para a cassação do mandato de um parlamenta­r.”

“Que se saibam por aí que machismo pode fazer vocês perderem o mandato. Faço muito orgulho de fazer parte dessa história!”, discursou a deputada Isa Penna antes da votação. “Hoje (ontem) é dia de festa! Esse parlamento não quer parlamenta­r que trata mulheres como caça”, afirmou ela. “É com muita satisfação que um machista, um racista, como Arthur do Val, vai ser cassado.”

“É um dia muito triste para a Assembleia Legislativ­a”, disse o seu colega Enio Tatto (PT). “O último deputado que foi cassado aqui foi em 1999, o deputado Hanna Garib. E o problema dele foi a máfia dos fiscais quando ele era vereador.”

Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, foi alvo de 21 representa­ções na comissão de ética do Legislativ­o paulista por causa daquelas falas, que foram enviadas a um grupo de WhatsApp durante uma viagem que ele fez à Ucrânia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil