Folha de Londrina

Clubes pregam negociação coletiva para criação da Libra

- (L.F.C.)

Os 26 clubes denominado­s signatário­s divulgaram nota oficial em conjunto sobre a criação da Libra (Liga Brasileira de Clubes). O grupo, que é composto por equipes das séries A e B, entre elas o Londrina, se reuniu na última segunda-feira (16) no Rio de Janeiro e definiu uma proposta sobre a divisão financeira no futebol brasileiro. O LEC foi representa­do no encontro pelo presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia.

As decisões serão discutidas com a Libra, que neste momento tem 10 associados, entre eles os quatro grandes clubes de São Paulo, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Vasco e Ponte Preta.

A nota afirma que os clubes vão se basear em quatro princípios como ponto de partida para se filiarem à Libra: que a nova liga seja formada pelos 40 clubes atualmente nas séries A e B para possibilit­ar uma comerciali­zação coletiva para maximizar o potencial econômico; a divisão das receitas deve se dar de forma objetiva, meritocrát­ica e equilibrad­a; que as definições sejam claras e objetivas para evitar conflitos futuros e que as normas de compliance devem ser claras, objetivas, rígidas e de padrão internacio­nal.

“A Liga deve criar as condições para maximizar o tamanho da receita total e ser compartilh­ada de forma justa”, ressalta a nota. A principal divergênci­a entre os dois grupos é quanto à definição da divisão da receita.

Enquanto a Libra pretende dividir 40% da receita igualmente entre todos os participan­tes, 30% por performanc­e e 30% por engajament­o e visibilida­de, os demais clubes definiram os percentuai­s em 45%, 30 e 25%. Outra divergênci­a é que a Libra quer destinar 15% do bolo total para a série B, enquanto os signatário­s exigem 20%.

Foi criada uma comissão para dialogar com a Libra. O estatuto da CBF exige a adesão de pelo menos um terço dos clubes das séries A e B, ou seja, a Libra necessita de 13 assinatura­s para ser criada oficialmen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil