Folha de Londrina

Governo eleva expectativ­a de inflação em 2022 de 6,5% para 7,9%

- Nathalia Garcia

Brasília - O Ministério da Economia elevou a expectativ­a de inflação deste ano de 6,55% para 7,9% e manteve a projeção para o cresciment­o do PIB (Produto Interno Bruto) para 2022 em 1,5%.

As projeções do ministério divulgadas nesta quinta-feira (19) estão no Boletim Macrofisca­l, atualizado bimestralm­ente pela SPE (Secretaria de Política Econômica). Os dados anteriores haviam sido anunciados pela pasta em março e são revisados periodicam­ente porque servem de referência para ajustar a execução orçamentár­ia.

A taxa prevista de 7,9% para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) supera a meta a ser perseguida pelo Banco Central. O valor fixado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para este ano é de 3,5% com 1,5 ponto percentual de tolerância para mais ou para menos.

Mais cedo, em evento em São Paulo, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse que o Brasil já saiu “do inferno” ao se referir à inflação. “Nós já saímos do inferno, conhecemos o caminho e sabemos como se sai rápido do fundo do poço”, afirmou.

“A principal motivação dessa revisão foi a surpresa da inflação no primeiro trimestre, principalm­ente dos administra­dos. Também teve impacto maior dos alimentos, olhando para o primeiro quadrimest­re do ano”, disse o subsecretá­rio de Política Macroeconô­mica da SPE, Fausto Vieira.

Os valores do governo para inflação estão em linha com os números esperados pelo mercado. Mas o boletim Focus, que traz previsões feitas por analistas e reunidas pelo BC, está defasado. Devido à greve dos servidores da autarquia, a última pesquisa foi divulgada no dia 29 de abril. Nela, os economista­s estimaram que o IPCA deve avançar 7,89% neste ano e 4,10% em 2023.

Para o próximo ano, a projeção de inflação do Ministério da Economia subiu de 3,25% para 3,60%. A percepção de piora do cenário inflacioná­rio tem se difundido entre os analistas do mercado financeiro.

O Credit Suisse vê o IPCA subindo 9,8% neste ano, enquanto a XP Investimen­tos revisou sua projeção para 9,2%.

O BC já admite alta probabilid­ade de novo estouro da meta de inflação. Se a projeção se confirmar, o presidente da autarquia,

Roberto Campos Neto, deverá escrever uma nova carta ao ministro da Economia explicando as razões para o descumprim­ento do objetivo pelo segundo ano consecutiv­o. A inflação fechou 2021 em 10,06%.

A estimativa da pasta para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) subiu de 6,7% para 8,1%. Esse índice é usado na correção do piso nacional do salário mínimo e de outros benefícios sociais. Sobre essa base de cálculo, o salário mínimo que hoje é de R$ 1.212 tende a ser corrigido em 2023 para R$ 1.310, caso não haja ganho real.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil