Folha de Londrina

Analistas recomendam cautela de investidor­es das criptomoed­as

Apesar de mercado ter experiment­ado uma forte correção de preços, especialis­tas pedem cuidado na busca de eventuais oportunida­des

- Lucas Bombana

São Paulo - Embora o mercado de criptomoed­as já tenha experiment­ado uma forte correção de preços durante as últimas semanas, especialis­tas avaliam ainda ser necessária alguma dose de cautela antes de o investidor partir em busca de eventuais oportunida­des na bacia das almas.

A forte queda nos preços das stablecoin­s, puxada pela derrocada dos projetos da TerraUSD e da luna, teve um peso importante para o ajuste sofrido pelo universo cripto de forma mais ampla.

Analistas e gestores dedicados ao tema assinalam, contudo, que, ainda que o evento relacionad­o às stablecoin­s possa ter se tratado de um caso mais pontual, fatores que já vinham pressionan­do tanto o mercado de criptomoed­as quanto as ações seguem presentes no cenário.

O aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), e o enxugament­o da liquidez abundante que impulsiono­u os mercados desde meados de 2020, é um processo que ainda está apenas no início.

E, com uma inflação pressionad­a em escala global, acentuada pelas novas restrições de mobilidade na China e pela Guerra da Ucrânia, não apenas o BC norte-americano deve prosseguir com a escalada de aumento de juros como autoridade­s monetárias de outros mercados desenvolvi­dos, como Europa e Japão, também devem seguir pelo mesmo caminho.

Em meio à pressão vinda de uma série de frentes, no acumulado do ano, o bitcoin acumula desvaloriz­ação de cerca de 38%, enquanto a capitaliza­ção do mercado de criptomoed­as saiu de um pico acima de US$ 2,5 trilhões, em meados de novembro do ano passado, para negociar atualmente ao redor de US$ 1,25 trilhão.

Nesse cenário, por mais que continuem enxergando um alto potencial de cresciment­o para a tecnologia das criptomoed­as e da rede blockchain a médio e longo prazo, profission­ais de investimen­to têm optado por uma postura de maior cautela.

“Ainda que o evento da luna possa ser um fato isolado, para o leigo e mesmo para a grande massa de pessoas físicas que compõem o ecossistem­a das criptomoed­as, acendeu um sinal de alerta”, diz Bruno Hora, cofundador do escritório de assessores de investimen­to InvestSmar­t. Ele reconhece que eventos como esse mais afastam do que aproximam novos investidor­es para o segmento.

“Pessoas que estavam começando a entender melhor esse mercado, quando veem o que aconteceu nas últimas semanas, acabam criando uma resistênci­a”, diz. Da mesma forma, em momentos de forte alta, o interesse e a procura por produtos relacionad­os tendem a crescer, acrescenta. Antes de iniciar qualquer tipo de investimen­to em criptomoed­as, diz Hora, é preciso que o investidor esteja ciente da volatilida­de que elas trazem para dentro da carteira, respeitand­o o seu perfil de risco para não se arrepender pouco tempo depois.

 ?? IStock ?? Antes de iniciar qualquer tipo de investimen­to em criptomoed­as, especialis­ta recomenda que investidor esteja ciente da volatilida­de que elas trazem para dentro da carteira
IStock Antes de iniciar qualquer tipo de investimen­to em criptomoed­as, especialis­ta recomenda que investidor esteja ciente da volatilida­de que elas trazem para dentro da carteira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil