Folha de Londrina

‘Na maioria das vezes, ela acomete crianças saudáveis’

- (A.B.)

Segundo o pediatra Marco Aurélio Sáfadi, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente do departamen­to de infectolog­ia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a nova vacina contra meningite meningocóc­ica tem como vantagem uma resposta imune muito robusta e que se mostrou também mais duradoura nos estudos. Esse fato pode indicar que a vacina terá uma eficácia maior em bebês de até dois anos quanto à proteção contra o tipo C.

“É provável que essa taxa mais alta de anticorpos se traduza em uma proteção mais duradoura, protegendo as crianças por mais tempo e contra as diferentes formas”, disse o pediatra.

ONZE ÓBITOS EM 2022

Para o especialis­ta, apesar de ser uma doença rara, com uma incidência na população de cerca de mil casos por ano (no período pré-pandemia), a meningite causa medo por poder evoluir para formas graves em poucas horas.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2022 já foram registrado­s 11 óbitos em crianças e jovens de zero a 19 anos. Em 2021, foram nove mortes no total e, em 2020, 51.

“Na maioria das vezes, ela acomete crianças saudáveis, sem nenhuma condição prévia, e pode evoluir para um quadro grave com internação e até risco de vida em poucas horas”, diz Sáfadi. “Por isso, é muito importante manter uma taxa de cobertura vacinal elevada para proteger todas as crianças”, reforça.

DURANTE O ISOLAMENTO

De acordo com o pediatra, as doenças de transmissã­o respiratór­ia, como é o caso da meningite, tiveram uma redução na incidência durante a pandemia devido ao isolamento e pelo fato de as crianças terem ficado muitos meses sem frequentar as escolas. Agora, com o retorno, é possível ver uma recrudescê­ncia de casos, afirma .”Vimos uma redução de cerca de dois terços dos casos que normalment­e observávam­os. Mas sem dúvida é preciso aumentar a proteção agora, principalm­ente daqueles que não foram vacinados nos dois últimos anos, para evitar novos surtos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil