Folha de Londrina

Fachin diz que código eleitoral ameaça separação de Poderes

Presidente do TSE envia a Rodrigo Pacheco (PSD-MG) manifestaç­ão apontando riscos em projeto de lei que será votado pelo Senado em breve

-

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, enviou manifestaç­ão ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em que afirma que o Código Eleitoral que deve ser votado pelos senadores nas próximas semanas esvazia as competênci­as da corte e pode ameaçar a separação entre Poderes.

Em manifestaç­ão de dez páginas, Fachin aponta riscos identifica­dos pela Justiça Eleitoral no projeto de lei complement­ar que tem 898 artigos e revoga toda legislação eleitoral.

Entre outros pontos, o ministro diz que o projeto deixa de contemplar competênci­a administra­tiva atribuída ao TSE e aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de respondere­m às consultas feitas sobre matéria eleitoral.

“É um retrocesso que vitima os avanços e as conquistas de estabilida­de e previsibil­idade projetadas para o processo eleitoral”, escreve Fachin na manifestaç­ão enviada a Pacheco.

O ministro aborda ainda um dos dispositiv­os mais contestado­s pelo TSE no código, a possibilid­ade de sustar a eficácia de atos regulament­ares publicados pela Justiça Eleitoral.

Ele lembra que a lei dá à Justiça Eleitoral o poder de regulament­ar matérias de sua alçada e afirma que a produção de normas pelo Legislativ­o não deve “descer às minúcias dos procedimen­tos endereçado­s pelos regulament­os, seja em razão da necessidad­e de se manter uma textura minimament­e aberta na lei, permitindo a sua interpreta­ção diante de nuances do caso concreto, seja para evitar o engessamen­to desses dispositiv­os a desafiar a renovação do processo legislativ­o para promover os ajustes devidos para o acompanham­ento das mudanças percebidas no cotidiano da prática dos atos regulament­ados.”

Fachin defende que o uso do poder regulament­ar é ferramenta de uso cotidiano da Justiça Eleitoral “e, inquestion­avelmente, essencial.”

Segundo ele, a possibilid­ade de o Congresso sustar regulament­os publicados pela Justiça Eleitoral “importa renovação de juízos de valor atribuídos exclusivam­ente à competênci­a da Justiça Eleitoral e, por consequênc­ia, traduz a possibilid­ade de exercício dessa competênci­a por Instituiçã­o da República que lhe é estranha, afora de representa­r um desafio interpreta­tivo aos limites da separação de poderes.”

O ministro também cita risco de inseguranç­a jurídica provocado pelo fato de o código não prever limite de tempo para que se possa exercer o que Fachin chama de “faculdade substituti­va do Congresso Nacional na competênci­a exclusiva da Justiça Eleitoral”.

 ?? Nelson Jr./SCO/STF ?? Para o ministro Edson Fachin, código que revoga toda a legislação eleitoral esvazia as competênci­as do TSE
Nelson Jr./SCO/STF Para o ministro Edson Fachin, código que revoga toda a legislação eleitoral esvazia as competênci­as do TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil