Folha de Londrina

Senado vai discutir ‘homeschool­ing’ em audiências públicas

Diferente da Câmara, que já votou a proposta, na outra casa legislativ­a matéria não é vista como prioridade; Flávio Arns (Podemos-PR) será o relator do projeto na Comissão de Educação

- Rafael Machado

Definido como relator do projeto do “homeschool­ing” da Comissão de Educação do Senado, o senador Flávio Arns (Podemos-PR) quer aprofundar o debate antes de dar o seu parecer. Em entrevista à FOLHA, ele não adiantou se é contra ou a favor da proposta. “Queremos ouvir todos os envolvidos para chegar a uma reflexão profunda, por isso vamos convocar uma série de audiências públicas”, disse.

O requerimen­to deve ser votado na semana que vem na comissão. Arns citou que quer ouvir a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), o Consed (Conselho dos Secretário­s de Educação), o Ministério da Educação e famílias e entidades que defendem o ensino domiciliar.

A reportagem procurou os outros dois senadores paranaense­s. Oriovisto Guimarães (Podemos) disse pela assessoria de imprensa que o projeto “não deve prosperar” no Senado, mas preferiu não dar mais detalhes. Alvaro Dias (Podemos) não retornou o contato da entrevista.

SEM PRESSA

Se depender da vontade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o tema não será votado tão cedo no plenário. Ele avisou a base do presidente Jair Bolsonaro (PL) que o assunto não é prioridade.

Na Câmara Federal, o texto relatado pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR) passou sem dificuldad­es. No entanto, o projeto que regulament­a o homeschool­ing traz algumas regras, como a obrigação dos pais terem formação superior e do aluno estar matriculad­o em uma escola, que fará o acompanham­ento.

EM LONDRINA

Enquanto a proposta é discutida em Brasília, alguns vereadores de Londrina quiseram se adiantar e apresentar uma proposta para instituir o ensino domiciliar na cidade. A CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) julgou que o texto era inconstitu­cional e acabou o rejeitando.

Insatisfei­tos, os autores entraram com recurso para retomar a tramitação. A tentativa acabou frustrada. Doze parlamenta­res votaram pelo arquivamen­to da ideia em uma sessão marcada pela troca de farpas.

 ?? Jefferson Rudy/Agência Senado ?? “Queremos ouvir todos os envolvidos para chegar a uma reflexão profunda”, disse Arns à FOLHA
Jefferson Rudy/Agência Senado “Queremos ouvir todos os envolvidos para chegar a uma reflexão profunda”, disse Arns à FOLHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil