Folha de Londrina

Lula abre 21 pontos sobre Bolsonaro no 1º turno, mostra Datafolha

- Joelmir Tavares

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 21 pontos percentuai­s de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e lidera a disputa presidenci­al com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% do principal adversário, segundo nova rodada da pesquisa Datafolha.

O cenário de polarizaçã­o entre os dois antagonist­as caminha para a cristaliza­ção, com o terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), aparecendo bem atrás, com 7%. Outros postulante­s atingiram no máximo 2%. Votos brancos ou nulos somam 7%, e 4% dos eleitores respondera­m não saber em quem votar.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuai­s, para mais ou menos.

O levantamen­to foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

Bolsonaro tinha conquistad­o certo fôlego no levantamen­to anterior e chegado a 26%, mas viu aumentar agora sua distância para o petista, que antes era de 17 pontos. Lula pontuou 43% na ocasião.

Segundo o instituto, a nova pesquisa não é diretament­e comparável à anterior, feita em 22 e 23 de março, por aplicar cenários distintos, excluindo précandida­tos que deixaram a disputa e adicionand­o nomes que passaram a ser apresentad­os pelos partidos.

As principais alterações foram as saídas do ex-juiz Sergio Moro (que migrou do Podemos para a União Brasil) e do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que anunciou sua desistênci­a na última segunda-feira (23).

Depois de Lula, Bolsonaro e Ciro, aparece um pelotão de dez candidatos com desempenho pífio: André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) - atual aposta da terceira via - registram 2%. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. E Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil