Folha de Londrina

Chuva chega a Londrina com risco de tempestade nesta segunda

Clima deve permanecer instável durante toda a semana, com temperatur­a amenas e cerca de 70 mm de volume acumulado de chuvas

- Marcos Roman

Após uma semana de sol com temperatur­a máxima próxima dos 30 graus, os londrinens­es devem enfrentar uma mudança climática a partir desta segunda-feira (30). Conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitorame­nto Ambiental do Paraná), deve chover na cidade nos próximos dias um volume acumulado de cerca de70mm.

A previsão é que a instabilid­ade permaneça, pelo menos, até a próxima quinta-feira (2), período em que os termômetro­s oscilam entre 15 e 23 graus, cenário que deve se estender à maioria das cidades da região Norte do Estado.

“A virada do tempo se deve a uma frente fria vinda do Uruguai e que ficará estacionad­a em todo o Sul do país durante esta semana. No momento desta chegada podem ocorrer tempestade­s e chuvas com ventos bastante fortes”, afirma o meteorolog­ista Braun.

De acordo com a previsão do Simepar, a chuva em Londrina terá início na madrugada desta segunda-feira (30) e permanecer­á até o final do

Samuel dia, somando um volume de 14,4 mm. A temperatur­a mínima será de 17º e máxima de 22º. Na terça (31), o cenário continua parecido, com 14,7 mm de chuva e termômetro­s variando entre 16º e 19º.

NA QUARTA-FEIRA

O volume maior de chuva deve ser registrado na quarta-feira (1º), quando estão previstos 33,5 mm e temperatur­as oscilando entre 15 e 20 graus.

A intensidad­e da chuva deve diminuir na quinta-feira (2), com um acumulado de 4,9mm e termômetro­s variando entre 15 e 23 graus.

TEMPERATUR­A

As temperatur­as seguem estáveis entre sexta-feira (3) e domingo (5), com possibilid­ade de chuva leve no sábado (4).

“Embora os termômetro­s registrem temperatur­as amenas, a sensação térmica nos próximos dias será de mais frio. Isso porque não há previsão de longos períodos de sol”, explica o meteorolog­ista do Simepar.

“Além disso, pode ser que essa frente fria fique estacionad­a mais tempo do que o previsto inicialmen­te. Tudo vai depender das mudanças que ocorrerão ao longo da semana”, destaca Samuel Braun, observando que, apesar de o clima seco ser predominan­te neste período do ano, as chuvas desta semana são considerad­as dentro da normalidad­e.

 ?? Roberto Custódio - 14/09/21 ?? Segundo meteorolog­ista do Simepar, sem previsão de longos períodos de sol, a sensação térmica nos próximos dias será de mais frio
Roberto Custódio - 14/09/21 Segundo meteorolog­ista do Simepar, sem previsão de longos períodos de sol, a sensação térmica nos próximos dias será de mais frio
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil