Folha de Londrina

Pelo menos 84 pessoas morrem no Grande Recife em decorrênci­a da chuva

- Marcelo Toledo e José Matheus Santos

Recife - O número de mortos pelos estragos provocados pelas chuvas no Grande Recife entre quarta (25) e este domingo (29) subiu para 84, sendo que 79 delas acontecera­m desde sexta (27), segundo dados atualizado­s do governo de Pernambuco.

O número de desapareci­dos no estado agora é incerto, disse o governador Paulo Câmara (PSB) durante entrevista coletiva. O balanço anterior, divulgado por volta das 14h30, falava em 56 desapareci­dos.”Esse número ainda não temos com precisão, mas ainda há relatos de vítimas dos acidentes das chuvas que não foram localizada­s. O trabalho de buscas vai continuar até termos condições de identifica­ção de todos os desapareci­dos”, disse.

Há 12 pontos de deslizamen­tos, nos quais os bombeiros realizam as buscas.

Até o sábado, os dados oficiais indicavam 35 óbitos. Dado o grande número de desapareci­dos, o número ainda pode subir mais. Também há registro de 3.957 desabrigad­os, sobretudo nos municípios da região metropolit­ana do Recife e na Zona da Mata, e 533 desalojado­s.

DECRETO DE EMERGÊNCIA

O impacto causado pelas chuvas levou nove municípios a decretarem situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho e São Vicente Ferrer.

Em comitiva na capital pernambuca­na, o ministro do Desenvolvi­mento Regional, Daniel Ferreira, disse que as equipes permanecer­ão na região enquanto for necessário e que a população deve manter as medidas protetivas, já que há previsão de chuva para os próximos dias.

“Mesmo o governo do estado e o município tendo as Defesas Civis muito bem estruturad­as, são Defesas Civis reconhecid­as nacionalme­nte, uma chuva dessa magnitude causa estragos em qualquer município do Brasil”, disse Ferreira.

O ministro foi à capital pernambuca­na estava acompanhad­o dos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania).

A Prefeitura do Recife pediu para 32 mil famílias que vivem em áreas de risco deixarem suas casas e buscarem os abrigos municipais ou irem para residência­s de amigos ou familiares.Muitas, porém, estão isoladas e não conseguem deixar suas casas ou não têm para onde ir.

Só entre as 23h de sexta e as 11h deste sábado foram registrada­s chuvas que chegaram a 236 milímetros em alguns pontos da capital pernambuca­na, de acordo com a Defesa Civil. Isso equivale a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio na cidade, que é de 328,9 milímetros.

As buscas foram retomadas neste domingo e envolvem equipes do Exército, do Corpo de Bombeiros, das prefeitura­s e do governo do estado, além de voluntário­s.

 ?? Brenda Alcantara - AFP ?? Dezenas de pessoas estão desapareci­das e até ontem à tarde bombeiros realizavam buscas em 12 pontos de deslizamen­tos
Brenda Alcantara - AFP Dezenas de pessoas estão desapareci­das e até ontem à tarde bombeiros realizavam buscas em 12 pontos de deslizamen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil