Folha de Londrina

‘Novato’ de Maringá e Foz se garantem na elite do Paranaense

Criado em 2020, Aruko conquista vaga inédita na primeira divisão, enquanto clube da fronteira retorna após ter sido rebaixado em 2019; os dois times decidirão o título da Divisão de Acesso

- Lucio Flávio Cruz

Reeditando a final da Terceira Divisão em 2021, Aruko e Foz do Iguaçu vão decidir o título da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense nesta temporada. Os dois clubes já garantiram também vaga na elite do futebol do Paraná em 2023.

Os times confirmara­m presença na decisão no final de semana ao eliminarem o PSTC e o Andraus, respectiva­mente. O primeiro jogo da final ocorre neste domingo (5), no estádio do ABC, em Foz do Iguaçu, às 15h30. A volta será no dia 12, no Willie Davids, em Maringá. Em 2021, Aruko e Foz decidiram a terceirona e o time da Cidade Canção ficou com o título.

Na semifinal, o Aruko venceu os dois confrontos com o

PSTC. Em Cornélio Procópio fez 1 a 0, e na volta, no domingo (29), ganhou em casa por 2 a 1. “Muito feliz pelo resultado e pela classifica­ção para a primeira divisão. Coroa o trabalho feito e a nossa solidez nestes jogos finais. É comemorar o acesso e pensar na final. Respeitamo­s o Foz, mas vamos em buscar do título para fecharmos com chave de ouro a campanha”, frisou o técnico Rafael Andrade.

Já o Foz perdeu a primeira na fronteira para o Andraus Brasil por 1 a 0 e foi buscar a classifica­ção em Campo Largo. Devolveu a derrota pelo mesmo placar e conseguiu a classifica­ção nos pênaltis. O Foz do Iguaçu retorna à elite do futebol paranaense, após ter sido o lanterna do Estadual em 2019 e do rebaixamen­to.

O Aruko Sports Brasil fundado em dezembro foi de

Jogadores do Aruko comemoram a vitória diante do PSTC e o acesso à primeira divisão estadual

2020 como clube-empresa. Criado inicialmen­te para o desenvolvi­mento do trabalho nas categorias de base, se profission­alizou no ano passado e teve dois acessos consecutiv­os. Será a grande novidade do Paranaense da próxima temporada.

SÉRIE D

No duelo paranaense válido pela 7ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o Azuris surpreende­u o até então invicto Cascavel, venceu por 2 a 0 no Olímpico Regional, em Cascavel, e assumiu a liderança do grupo

A8. As duas equipes somam 14 pontos cada, mas o time de Pato Branco leva vantagem no saldo de gols (5 a 3). Caxias-RS (13 pontos) e Aimoré-RS (12) completam o G4. Na próxima rodada, que abre o returno, Azuris e Cascavel voltam a se enfrentar, dessa vez em Pato Branco, no estádio Os Pioneiros, neste domingo (5).

Pelo grupo A7, o Paraná ganhou a quarta seguida - 1 a 0 sobre o Santo André-SP, sábado (28), na Vila Capanema – e segue na vice-liderança. O tricolor tem os mesmos 15 pontos do líder São Bernardo-SP, mas perde no saldo de gols (6 a 5). O Nova Iguaçu-RJ é o terceiro (9 pontos) e o Oeste-SP, o quarto (8). O Cianorte, que ficou no empate sem gols com a Portuguesa carioca, no Rio, está em penúltimo, com 6 pontos. (Com Reportagem Local)*

 ?? ??
 ?? Fernando Teramatsu/Aruko Sports Brasil ??
Fernando Teramatsu/Aruko Sports Brasil
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil