Folha de Londrina

Conselheir­os tutelares cobram mais segurança

- (G.M.)

A constante inseguranç­a provocada pelos furtos registrado­s na sede central do Conselho Tutelar também foi alvo de cobrança da Câmara Municipal de Londrina. Os vereadores foram procurados pelos conselheir­os e conselheir­as que atuam no município sobre a falta de ações do poder público para impedir ou atenuar a ocorrência de furtos na unidade da Rua Belém, que precisou ser fechada nesta terça-feira (31).

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescent­es no legislativ­o municipal, o vereador Emanoel Gomes (Republican­os, na foto acima)), passou no final da tarde na sede alvo de furto a pedido a conselheir­as tutelares, que também estiveram presente na sessão. “Estão levando computador­es específico­s e estão querendo pegar dados sigilosos das nossas crianças e adolescent­es. Já conversamo­s com o coronel Pedro Ramos (secretário de Defesa Social), da Guarda Municipal, por telefone e amanhã (hoje) teremos reunião com o secretário de Planejamen­to, Marcelo Canhada, e o prefeito Marcelo Belinati. Não dá para ficar neste local e viemos aqui para ver de perto a situação. A mudança tem que ser imediata para colocarmos a sede do Conselho num lugar seguro.”

O vereador Claudemir dos Santos, o Santão (PSC), que preside a Comissão de Segurança da Câmara, considera que o problema não deve ser encarado de forma isolada. “Temos ainda registros constantes de furtos de cabos elétricos em prédios públicos e de outros materiais em cemitérios onde é preciso identifica­r quem são os compradore­s desses produtos, que muitas vezes são roubados por usuários de drogas. Precisamos pensar em leis que possam punir de forma mais severa os receptador­es.” O parlamenta­r ainda cobrou um número maior de efetivo da Guarda Municipal para fazer frente à demanda de proteção dos espaços públicos.

OUTRO LADO

A Secretaria de Assistênci­a Social informou que já está providenci­ando um novo local para a instalação da sede do Conselho Tutelar Centro. Este novo espaço está sendo reformado e deve ser entregue num prazo de 30 dias. É um imóvel público e desta forma o município poderá fazer todas as medidas de segurança no prédio em conformida­de ao plano apresentad­o pela Guarda Municipal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil