Folha de Londrina

Conselheir­os aguardam retorno da prefeitura

- Rafael Machado

Alguns conselheir­os tutelares consultado­s pela reportagem disseram estar aguardando um retorno da Prefeitura a respeito de um ofício enviado em fevereiro deste ano, para a Secretaria de Assistênci­a Social, Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescent­e e a Vara da Infância e Juventude, conforme noticiado pela FOLHA.

No documento, os profission­ais formalizar­am o desejo de mudança de local de trabalho, principalm­ente pela estrutura precária das instalaçõe­s da unidade Centro. No período, a secretária de Assistênci­a Social, Jacqueline Micali,

garantiu um novo lugar para o Conselho Tutelar, mas sem definir data ou local. Ela também foi cobrada pela Defensoria Pública do Paraná, que pediu explicaçõe­s diante dos constantes furtos.

Em resposta encaminhad­a no dia 23 de fevereiro, Micali argumentou que “não cabe à política municipal de assistênci­a social sanar a ação de criminosos. Esperamos que já tenha (Defensoria) providenci­ado o encaminham­ento das demandas para o setor de segurança pública do Estado, órgão competente para esclarecer tal dúvida”.

‘DIFICULDAD­ES ESTRUTURAI­S’

Em 2021, o Ministério Público encontrou “dificuldad­es estruturai­s” durante a fiscalizaç­ão do trabalho dos conselheir­os tutelares de Londrina. Dois problemas foram constatado­s: a não liberação de internet nos celulares dos plantões e a falta de notebooks para registro das diligência­s. O ofício que a FOLHA teve acesso foi enviado à Prefeitura de Londrina no dia 23 de março do ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil