Folha de Londrina

Apesar do frio, é importante fortalecer ações

- (M.O. com Sesa)

Em todo o Paraná, já são 79.252 confirmaçõ­es da doença e 127.466 casos prováveis. Dos 382 municípios que registrara­m notificaçõ­es de dengue, 340 confirmara­m a doença, sendo que em 304 deles há casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.

Uma reunião da Secretaria de Estado da Saúde na terça (31), em Curitiba, reuniu representa­ntes do Comitê Gestor Intersetor­ial para o Controle da Dengue para alinhament­o das ações de mobilizaçã­o e vigilância permanente para o controle do mosquito Aedes aegypti.

“Estamos monitorand­o todos os municípios, principalm­ente as áreas com maior incidência. Chegamos no momento em que, pelas temperatur­as mais baixas, a tendência é de diminuição dos casos e da transmissã­o da dengue. Ainda assim, é imprescind­ível fortalecer as ações de enfrentame­nto neste momento”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

A Seti (Superinten­dência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), reforçou o apoio dos grupos de pesquisa de universida­des estaduais, com a disponibil­ização de drones para locais de difícil acesso, armadilhas, vídeos institucio­nais sobre a doença e prevenção, entre outras experiênci­as para conter o avanço da dengue no Estado.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, for de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomát­ica (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte.

Normalment­e, a primeira manifestaç­ão da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhad­a de dor de cabeça, dores no corpo e articulaçõ­es, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistent­es e sangrament­o de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstic­o e tratamento adequados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil