Folha de Londrina

Novartis inaugura planta industrial em Cambé

A unidade é a única da companhia na América Latina e terá uma produção inicial de três milhões de medicament­os ao ano

- Micaela Orikasa

Acaba de ser inaugurada em Cambé (Região Metropolit­anadeLondr­ina)aplantaind­ustrial do Grupo Novartis, líder mundial em medicament­os. A unidade foi entregue oficialmen­te nesta quinta-feira (2), nas dependênci­as da Sandoz, divisão de genéricos e biossimila­res do grupo no Brasil, localizada às margens da PR-445.

Com a instalação, Cambé passa a abrigar a única planta da Novartis e Sandoz na América Latina, integrando operações legais e sistemas produtivos. Segundo o diretor industrial da companhia, Bruno Petenuci, a decisão em ampliar a estrutura já existente no município, em uma área total de 298 mil m², se deve à infraestru­tura adequada e pelo bom desempenho da estrutura produtiva. Além disso, a fábrica da Novartis em São Paulo está sendo vendida.

“Decidimos integrar as operações técnicas aqui em Cambé, ou seja, toda a nossa industrial­ização farmacêuti­ca passa a ser concentrad­a neste local”, destaca Petenuci. Atualmente, a fábrica da Sandoz produz cerca de 100 milhões de unidades de medicament­os ao ano. Já a produção inicial da Novartis será de três milhões de unidades de medicament­os.

A nova planta contará com 30 colaborado­res, que se somarão às equipes da Sandoz, constituíd­as por mais de 400 pessoas. De acordo com o diretor industrial, os medicament­os orais sólidos de alta potência incluindo medicament­os para tratamento­s oncológico­s, cardiológi­cos e contracept­ivos, produzidos em Cambé, serão distribuíd­os para todo o Brasil, América Latina e países da Europa como Itália, Suíça, França e Alemanha.

“Este projeto reforça o compromiss­o da Novartis com a região, em linha com nossa missão de reimaginar a medicina e transforma­r a vida de milhares de pacientes, e demonstran­do o papel estratégic­o do Brasil no cenário global da companhia”, destaca Renato Carvalho, presidente da Novartis Brasil. Foram investidos 5,5 milhões de dólares na integração da planta, que teve pelo menos 80 profission­ais de diversas áreas envolvidos no desenvolvi­mento e execução do projeto.

Com a nova organizaçã­o, Cambé se fortalece como um campus multifunci­onal com atividades produtivas e administra­tivas. “A fábrica de Cambé assume uma posição ainda mais protagonis­ta e fortalece sua atuação como um campus multidisci­plinar, reforçando sua importânci­a como hub de embalagens e produtos para o mercado brasileiro, latino-americano e europeu”, ressalta Petenuci. (Com assessoria de imprensa da Novartis)

 ?? Micaela Orikasa / Grupo Folha ?? Com a instalação, Cambé passa a abrigar a única planta da Novartis e Sandoz na América Latina, integrando operações legais e sistemas produtivos
Micaela Orikasa / Grupo Folha Com a instalação, Cambé passa a abrigar a única planta da Novartis e Sandoz na América Latina, integrando operações legais e sistemas produtivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil