Folha de Londrina

Queiroga diz que 4ª dose será autorizada para pessoas com mais de 50 anos

A 2ª dose de reforço contra a Covid-19 já estava autorizada para pessoas com 60 anos ou mais

- Henrique Sales Barros

São Paulo - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (2) que a pasta aprovará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 - ou a segunda dose de reforço - para pessoas acima de 50 anos.

“A segunda dose de reforço já está autorizada para cima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para cima de 50 anos”, disse Queiroga nesta quinta, após participaç­ão em evento ministeria­l em Brasília.

A segunda dose de reforço contra a Covid-19 já está autorizada para pessoas com 60 anos ou mais desde meados do mês passado. “Nós temos vacina. O governo federal se preparou para isso”, afirmou Queiroga.

Os detalhes sobre como funcionará o esquema de aplicação da quarta dose para maiores de 50 anos serão descritos em nota técnica a ser divulgada pelo ministério. Na pasta, a expectativ­a é que o documento seja publicado nesta sexta.

Ao aprovar a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, a Saúde recomendou a aplicação quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. As vacinas apontadas para o esquema foram as das farmacêuti­cas Pfizer, Janssen e AstraZenec­a.

Sobre vacinas como a CoronaVac, de tecnologia diferente das demais, não serem apontadas para o esquema, a pasta disse que aguarda “novas evidências científica­s sobre a sua efetividad­e como doses de reforço em idosos e imunocompr­ometidos”.

A ampliação do público-alvo para a quarta dose se dá em um momento em que o Brasil enfrenta, após flexibiliz­ações, uma alta no número de casos e internaçõe­s pela Covid19 e enquanto estados e municípios voltam a, no mínimo, recomendar o uso de máscaras em locais fechados.

O número de mortes, ainda que também em alta, não tem tido a mesma elevação. Estudos publicados apontam que as vacinas utilizadas no Brasil aumentam a proteção contra a Covid-19 mesmo entre pessoas que já tiveram a doença, evitando especialme­nte a ocorrência de mortes.

Até quarta (1º), 77,4% da população brasileira já havia tomado ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19, segundo dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa.

Quase 93 milhões de brasileiro­s já tomaram ao menos uma dose de reforço contra o novo coronavíru­s, e 3,5 milhões, até quatro, também de acordo com os dados do consórcio.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Os detalhes do esquema de aplicação da 4ª dose para maiores de 50 anos serão descritos em nota técnica do Ministério da Saúde
Danilo Verpa/Folhapress Os detalhes do esquema de aplicação da 4ª dose para maiores de 50 anos serão descritos em nota técnica do Ministério da Saúde
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil