Folha de Londrina

BRT sistematiz­a fluxo de coleta, separação e destino

- (M.O. com Agência UEL)

O BRT é uma parceria do DESIn com a Cooper Região e o Ninter (Núcleo Interdisci­plinar de Estudos em Resíduos) da UEL. Para a coordenado­ra do Núcleo, professora Lilian Aligleri, a grande contribuiç­ão do BRT está em sistematiz­ar o fluxo de coleta, separação e destino desses materiais.

“Até então, a gente não tinha ninguém com um olhar mais abrangente de como realmente podemos fazer isso localmente, de maneira articulada, integrando as cooperativ­as e gerando renda. Esse volume de oito mil toneladas de resíduos têxteis descartado­s no aterro sanitário não deveria estar lá ou até deveria, mas em uma quantidade diminuta como em casos de um têxtil sujo. Mas foi constatado que grande parte do material que se encontra lá hoje não deveria ter sido encaminhad­o para o aterro. A população está colocando muitos têxteis como lixo orgânico ou rejeito.”

O Banco de Resíduos Têxteis foi lançado no dia 7, durante o evento “Histórias de Moda, Arte, Cultura e Comportame­nto”, que trouxe a Londrina os renomados estilistas Ronaldo Fraga e Dudu Bertholini.

Segundo a pesquisado­ra Suzana Barreto Martins, o investimen­to é de cerca de R$ 60 mil, oriundos de um edital da Fiep, com a participaç­ão de empresas do setor de confecção da região, parceiras do projeto – GMTex, NKF Confecções, Sonhart, ViaGraft Confecções, Karilu Indústria e Comércio, Cris Jeans, Danithais Indústria e Comércio e Schiavon & Morais.

O grupo DESIn tem apoio da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) e Sivepar (Sindicato Intermunic­ipal das Indústrias do Vestuário do Paraná).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil