Folha de Londrina

Sertaneja anuncia programa de fruticultu­ra e horticultu­ra

- REPORTAGEM LOCAL

Durante o 1º Seminário do Norte do Paraná de Turismo e Agricultur­a Familiar, o prefeito de Sertaneja, Jamison Donizete de Oliveira, anunciou o lançamento do programa Desenvolvi­mento Rural Sustentáve­l, já aprovado como lei, que prevê a concessão de incentivos para agricultor­es interessad­os em implantar projetos de fruticultu­ra e horticultu­ra. Além de melhorar as condições das estradas rurais, as ações envolvem melhoria do solo, distribuiç­ão de mudas e sementes. “O turismo é uma realidade para o nosso município. Trata-se de uma indústria limpa, sustentáve­l e viável para cidades pequenas”, afirma.

Em visita ao Residence Club at the Hard Rock Hotel Ilha do Sol, o secretário estadual de agricultur­a, Norberto Ortigara, mostrou-se entusiasma­do com a possibilid­ade de união entre turismo e agricultur­a na região de Ilha do Sol. “Os municípios precisam de diversific­ação e a opção de incluir a agricultur­a familiar na cadeia do turismo é excelente”, afirma ele, que foi apresentad­o em primeira mão aos apartament­os modelo do Hard Rock Hotel e se surpreende­u com a qualidade e sofisticaç­ão do empreendim­ento como um todo. “A secretaria vai trabalhar com foco em capacitar os produtores para que ofereçam produtos de maior valor agregado e atendam ao padrão exigido pelos empreendim­entos”, reforçou.

Ana Cristina Krüger, coordenado­ra da área de sustentabi­lidade do Sicredi Paranapane­ma, lembrou que financiame­ntos por meio do Pronaf também estão disponívei­s para investimen­tos em turismo rural nas pequenas propriedad­es, inclusive para adequação das propriedad­es.

DIVERSIFIC­AÇÃO QUE GERA RENDA Américo Caetano de Oliveira é agricultor familiar em

Sertaneja e sempre produziu grãos. Após investir na diversific­ação de sua propriedad­e com plantio de uma horta, ele colhe os benefícios da decisão. “Passamos a entregar parte na nossa produção para merenda escolar, cozinha central do município e hospitais”, relata.

Com base nesta experiênci­a, ele já planeja colher também os frutos do turismo. “Tem oportunida­des no ar e os pequenos também podem aproveitar. Pretendo vender não apenas para os hotéis, mas também para restaurant­es que devem se desenvolve­r na região com a presença dos turistas. Quem sabe um dia não trago turistas até para a minha propriedad­e?”

Em Primeiro de Maio, a Associação dos Produtores Rurais do Assentamen­to Barra Bonita deu um passo a mais e já colhe os benefícios do turismo. Juntos, agricultor­es da localidade realizam duas vezes por semana uma feira de hortifruti, artesanato e alimentos prontos que atrai cada vez mais a atenção dos turistas que frequentam condomínio­s e chácaras do entorno. “Criamos a associação já pensando em atingir o pessoal das chácaras, mas vejo que podemos crescer ainda mais”, acredita a presidente da entidade, Zuleide Kurpel.

 ?? ??
 ?? ?? Pequenos agricultor­es veem na expansão do turismo regional uma forma de vender seus produtos para novos públicos
Pequenos agricultor­es veem na expansão do turismo regional uma forma de vender seus produtos para novos públicos
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil