Folha de Londrina

Plataforma mapeia túmulos em Londrina

Informaçõe­s georrefere­nciadas nos cemitérios podem ser acessadas pela internet

- Micaela Orikasa

Os cemitérios municipais de Londrina estão sendo mapeados pela Acesf (Administra­ção dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), para que o órgão tenha uma melhor visualizaç­ão da situação atual dos jazigos e para que as pessoas que tenham parentes ou amigos sepultados no local possam conferir a localizaçã­o exata das sepulturas.

O mapeamento é feito por meio de drones, que capturam imagens aéreas de todo o cemitério e equipes da Acesf visitam cada unidade, levantando informaçõe­s sobre as sepulturas, como identifica­ção, data do enterro, quadra e lote.

Com o cruzamento dos dados constantes no sistema eletrônico da Acesf, as pessoas podem acessar todos esses detalhes através de um link.

O trabalho começou em 2021, no Cemitério São Pedro (região central), o mais antigo da cidade, onde foram geolocaliz­ados 6.229 jazigos. Recentemen­te, o mapeamento foi realizado no Cemitério Padre Anchieta (zona leste), com a registro de 6.246 túmulos.

PRÓXIMOS CEMITÉRIOS

Segundo o gerente de Fiscalizaç­ão e Manutenção da Acesf, Odair dos Reis, “a meta é realizar essas ações em todos os 13 cemitérios municipais. Atualmente, as equipes realizam a coleta de dados e fotos no Cemitério João XXIII. Em seguida, a iniciativa contemplar­á o Jardim da Saudade, onde também já foi feito o trabalho com os drones. Depois, o trabalho será realizado no Cemitério São Paulo e nos cemitérios rurais”, afirmou.

Desde outubro de 2021, o mapa geolocaliz­ado do São Pedro teve 14.578 visualizaç­ões. “O maior número de acessos ocorre nas datas em que as pessoas mais vão aos cemitérios, como o Dia das Mães e o Finados”, disse a gerente do Siglon (Gerência de Sistemas de Informação Geográfica de Londrina), Cinthia Mara Camillo.

MAIS AGILIDADE

“Essa ferramenta é extremamen­te importante para utilização interna da Acesf, pois permite a visualizaç­ão dos jazigos e a constataçã­o da situação atual, possível estado de abandono ou ruínas, quantidade de gavetas existentes, situações que facilitam a realização de sepultamen­to. Estas informaçõe­s trazem maior agilidade tanto no atendiment­o funeral quanto para a realização de sepultamen­tos”, detalhou o superinten­dente do órgão, Péricles Deliberado­r.

Além disso, ele destaca que a ferramenta tem sido útil para os usuários externos. “Além do consultar o número da quadra e sepultura, o usuário consegue localizar no mapa do cemitério o local exato procurado”, afirmou. O trabalho é realizado pela Acesf, em parceria com a Siglon, da Secretaria Municipal de Planejamen­to, Orçamento e Tecnologia.

SERVIÇO

O serviço de georrefere­nciamento pode ser acessado pelo endereço https://acesf. londrina.pr.gov.br/buscador

 ?? Reprodução - Acesf ?? Mapeamento é realizado usando drones; trabalhos concluídos nos cemitérios São Pedro e Padre Anchieta
Reprodução - Acesf Mapeamento é realizado usando drones; trabalhos concluídos nos cemitérios São Pedro e Padre Anchieta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil