Folha de Londrina

União Brasil já avalia lançar ex-ministro na disputa pelo governo do Estado

- Reportagem Local

O União Brasil já discute internamen­te a possibilid­ade de lançar o nome do ex-ministro Sergio Moro na disputa pelo governo do Estado. O jornal Folha de S. Paulo publicou na edição de sexta-feira (24) que a corrida pelo Palácio Iguaçu entrou no radar de Moro e do partido após uma onda de derrotas nos planos do ex-juiz para a eleição de 2022.

Ainda conforme a reportagem, o estafe do ex-ministro denominou de República do Paraná o plano de ações voltadas ao Estado que Moro deve defender na campanha. Aliados dizem que a iniciativa não deve ser interpreta­da como um pré-anúncio da decisão do exjuiz pela candidatur­a ao Executivo estadual.

“O plano pode servir também em caso de uma candidatur­a ao Senado, por exemplo”, disse o presidente do União Brasil no Paraná, deputado Felipe Francischi­ni.

A apresentaç­ão de um plano de governo, porém, é uma tarefa tradiciona­lmente associada a campanhas por cargos do Executivo.

A sigla encomendou uma pesquisa para mapear a avaliação de Moro no estado. Os números vão dar o rumo a ser tomado na campanha do exministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo pessoas próximas a ele, o projeto de lançar Moro ao governo do estado - pelo menos, por enquanto - é mais uma intenção do partido do que um plano do ex-juiz. Mas aliados acreditam que, ao longo da précampanh­a, o nome dele poderá se fortalecer na corrida pelo Palácio Iguaçu.

Dados preliminar­es da pesquisa apontam que Moro tem mais força nos grandes centros urbanos do estado e não está mal avaliado nas pequenas cidades.

A ala bolsonaris­ta da União Brasil no Paraná tentou barrar a candidatur­a de Moro pelo partido, mas o presidente da sigla garantiu que o ex-juiz tem lugar garantido na eleição deste ano.

Felipe Francischi­ni minimizou as resistênci­as ao ex-ministro de Bolsonaro na sigla.

“A questão do Moro foi muito recente [a decisão do TRE de São Paulo]. Não houve uma conversa ainda [com o presidente Bolsonaro]. Mas acredito que não haverá problema. Essa é uma questão interna do partido. Vai ser um diálogo entre União Brasil nacional com União Brasil do Paraná”, afirmou o deputado federal. (Com Folhapress)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil