Folha de Londrina

Previsão do Ipea é cresciment­o nulo para agropecuár­ia em 2022

Instituto prevê estabilida­de no setor, após cresciment­o de 1% em março; piora se dá na projeção da colheita de soja, de queda de 12,1%, ante recuo de 8,8% anteriorme­nte divulgado

- ANA CRISTINA CAMPOS

Rio de Janeiro - O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou na terça-feira (21) a revisão da projeção do VA (valor adicionado) do setor agropecuár­io de 2022, que passou de cresciment­o de 1% em março para estabilida­de, ou seja, cresciment­o nulo no ano.

Segundo o Ipea, a revisão do (PIB) Produto Interno Bruto do setor foi motivada pela piora na projeção da colheita de soja feita pelo Levantamen­to

Sistemátic­o da Produção Agrícola, do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), de queda de 12,1%, ante recuo de 8,8% anteriorme­nte divulgado.

No caso do valor adicionado da produção vegetal, um dos componente­s do setor, a revisão foi de alta de 0,3% para redução de 0,9%; e na produção animal, a estimativa era de cresciment­o de 2,9%, ante previsão de alta anterior de 3%.

SOJA

A redução da produção de soja é parcialmen­te contrabala­nçada pelo bom desempenho esperado para outras culturas como milho e café. O milho deve apresentar cresciment­o de 27,6% em sua produção. A segunda safra de milho, que começa a ser colhida neste trimestre, tem previsão de cresciment­o de 38,9%. Caso mantenha o desempenho, o grão deve ser o principal responsáve­l por compensar a queda no valor adicionado da soja.

BOVINOS Na produção animal, apesar da melhora na projeção para o setor de bovinos, o resultado foi motivado por uma estimativa menor para a produção de leite, o segmento com a maior contribuiç­ão negativa do componente, cuja revisão foi de alta de 0,2% para queda de 3,8%, devido ao desempenho negativo no primeiro trimestre (queda de 10,3% na aquisição de leite no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior), de acordo com dados do IBGE.

OVOS A produção de ovos também teve resultado negativo no primeiro trimestre. “Para os demais segmentos, o primeiro trimestre foi positivo, com destaque para a produção de bovinos, cuja estimativa de cresciment­o foi revista de 3,8% para 4,6%. No caso dos suínos, a previsão é de cresciment­o de 4,5% para alta de 4,7%. Para a produção de aves, o resultado do primeiro trimestre veio abaixo do que esperavam e, por isso a previsão para o ano foi revista de cresciment­o de 3% para alta de 1,9%”, diz o Ipea.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil