Folha de Londrina

Reabertura de aeroporto de Porecatu terá estudo rigoroso, diz prefeito

- Reportagem local

O prefeito de Porecatu, Fabio Luiz Andrade (PSD), comentou em nota enviada à Folha de Londrina, a possibilid­ade do aeroporto da cidade ser reativado, como o jornal publicou nesta sexta-feira (24). “A revitaliza­ção do aeroporto, depois de analisado o relatório e as consideraç­ões da Infraero, pode ser um ativo importante para fomentar o cresciment­o de toda a região. No entanto, é necessário que tudo seja feito com o maior rigor e seriedade possível, sem atropelos e sem mensagens políticas desnecessá­rias. Caso a prefeitura considere viável, serão feitos projetos de revitaliza­ção adequados que serão apresentad­os à população”, afirmou.

A nota enviada por Fábio Andrade informou que a prefeitura encaminhou no dia 24 de maio de 2022, um oficio à Infraero solicitand­o um estudo de viabilidad­e para a possível reativação do Aeroporto Municipal de Porecatu. “Todos os contatos foram feitos diretament­e entre a prefeitura de Porecatu e a Infraero, sem a participaç­ão ou intervençã­o de outros agentes políticos”, frisou o prefeito. Ele disse que boa parte da área onde está instalado o aeroporto pertence à iniciativa privada.

A reportagem da FOLHA mostrou que uma equipe da Infraero chegou à cidade na quinta-feira (23) para fazer o diagnóstic­o, elaborar o relatório situaciona­l e apontar as condições para retomada das atividades. Faziam parte do grupo o consultor Marcus Vinicius Rezende Pio, que já foi superinten­dente da Infraero em Londrina e hoje atua em Brasília; o coordenado­r do Sistema de Gerenciame­nto de Segurança Operaciona­l ,Alécio Feuser Junior, o engenheiro civil Alfredo Lanza Chaves, e engenheiro ambiental Thiago Fleury Fernandes de Oliveira.

A pista do aeroporto desativado de de Porecatu tem cerca de 2.400 metros de extensão e 45 metros de largura, estrutura superior à de vários aeroportos em todo o Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil