Folha de Londrina

Com passagem pela Seleção, ex-jogador Richarlyso­n quebra tabu e diz ser bissexual

- Nathan Fernandes

Córdoba - Pela primeira vez, o ex-jogador Richarlyso­n falou sobre sua sexualidad­e publicamen­te. Em entrevista ao podcast “Nos Armários dos Vestiários”, do Globo Esporte, o ex-volante e hoje comentaris­ta da Globo declarou ser bissexual. É a primeira vez que um jogador com passagens pela Série A e pela seleção brasileira se diz abertament­e não heterossex­ual.

“Pelo tanto de pessoas que falam que é importante meu posicionam­ento, hoje eu resolvi falar: sou bissexual. Se era isso que faltava, ok. Pronto. Agora eu quero ver se realmente vai melhorar, porque é esse o meu questionam­ento”, propôs o atleta.

Apesar da abertura, ele se mostrou cético em relação às mudanças. “O Brasil é o país que mais mata homossexua­is. E a gente está aqui falando de futebol, ok, mas o futebol é um negocinho pequeno”, afirmou ao Globo Esporte.

“Ah, mas sua fala pode ajudar. Não, não vai ajudar. Quem é Richarlyso­n, pelo amor de Deus?! Sou um mero cidadão comum, que teve uma história bacana no futebol, mas eu não vou poder mover montanhas para que acabem esses crimes, para que acabe a homofobia no futebol.”

Para Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuai­s e Intersexos (ABGLT) - a organizaçã­o LGBTQIA+ mais antiga do país -, o que não muda é a capacidade profission­al do ex-atleta. “Isso mostra que pessoas LGBTQIA+ são tão competente­s quanto qualquer um”, afirmou.

Richarlyso­n tem uma coleção rara de títulos que inclui um Mundial e três Campeonato­s Brasileiro­s pelo São Paulo, uma Libertador­es e dois Mineiros pelo Atlético-MG, um Paulista pelo Ituano e uma Copa São Paulo pelo Santo André.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil