Folha de Londrina

Sem reforços, Palmeiras encara Cerro pelas oitavas da Libertador­es

Diferente do rival paraguaio, que estreará contrataçõ­es recentes, atual campeão continenta­l terá o mesmo elenco da fase de grupos, por conta de acordo prejudicia­l entre Fifa e CBF

-

O Palmeiras enfrenta hoje (29) o Cerro Porteño,, às 19h15 (de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, em jogo de ida pelas oitavas da Copa Libertador­es. Ao contrário do adversário, o elenco palmeirens­e inscrito nas oitavas será o mesmo da fase de grupos.

Assim como o Palmeiras, o Cerro Porteño fez duas contrataçõ­es desde o término da fase de grupos da competição. Mas, diferentem­ente do time paulista, os paraguaios poderão escalar os atacantes Federico Pachi Carrizo e Braian Samudio no confronto. Já Miguel Merentiel e Flaco López, os reforços palmeirens­es, vão assistir à eliminatór­ia pela TV.

Por determinaç­ão da Fifa, a CBF estipula, anualmente, duas janelas de transferên­cias para o futebol brasileiro. A primeira, longa, foi de 1º de fevereiro a 25 de abril. A segunda, que ainda está fechada, teve duração definida para acontecer entre 18 de julho e 15 de agosto. Ou seja, sem tempo para os clubes brasileiro­s fazerem inscrições para as oitavas do torneio sul-americano.

As datas das janelas foram definidas em novembro de 2021 pela CBF e Fifa. Já as datas das oitavas da Libertador­es foram definidas pela Confederaç­ão Sul-Americana (Conmebol) três meses antes, em agosto.

Quando a CBF decidiu e divulgou os prazos da janela nacional, portanto, as datas das oitavas da Libertador­es já eram conhecidas. Desde o início das tratativas para definição da data, a confederaç­ão e os clubes brasileiro­s não se atentaram ao fato de que isso significar­ia uma desvantage­m aos rivais do continente.

A reportagem apurou que a mudança da data da janela atualmente fechada, aliás, foi uma demanda dos clubes brasileiro­s, que queriam que seu fechamento se aproximass­e da data final para inscrição no Brasileiro. O regulament­o do Nacional permite inscrições até 26 de agosto. E com a janela fechando no fim de julho, como era antes, havia um grande hiato entre os dois prazos finais, o que era visto como um dificultad­or nas negociaçõe­s.

O Palmeiras poderá contar com os jogadores poupados no confronto com o Avaí, na última rodada do Campeonato Brasileiro, como Piquerez, Rony e Gabriel Veron, assim como o meia Raphael Veiga, que retornou de lesão. Em contrapart­ida, o lateral-esquerdo Jorge testou positivo para Covid-19, e não viaja com a delegação.

 ?? Van Campos /Fotoarena/Folhapress ?? O meia Raphael Veiga, que se recuperou de lesão, será uma das novidades do Verdão em Assunção
Van Campos /Fotoarena/Folhapress O meia Raphael Veiga, que se recuperou de lesão, será uma das novidades do Verdão em Assunção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil