Folha de Londrina

Pacheco promete decidir sobre CPI na próxima semana e eleva pressão sobre o governo

-

Pressionad­o a tomar uma posição, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que vai definir no início da próxima semana sobre os requerimen­tos para instalação de Comissões Parlamenta­res de Inquérito, incluindo a CPI para investigar os casos de corrupção no Ministério da Educação.

Pacheco afirmou ainda que cogita unir os requerimen­tos para as duas comissões relacionad­os com o MEC: a proposta pela oposição a respeito do balcão de negócios na pasta e a outra, apresentad­a pela liderança do governo no Senado, sobre obras paradas nos governos petistas relacionad­as à educação.

“Há uma pertinênci­a temática em relação a elas para se entender se deve valer um pensamento dos dois requerimen­tos ou não. Não estou afirmando nenhuma realidade em relação a isso. Tudo isso vai ser avaliado pela presidênci­a, vamos ouvir a advocacia do Senado, a consultori­a do Senado e tomar a melhor decisão que eu acredito que deva ser no início da próxima semana”, afirmou.

O senador mineiro disse que a instalação das CPIs passa por uma “discussão política”, em relação às proximidad­es das eleições. Nesse caso, no entanto, Pacheco afirmou que esse “critério político” será levado para o colégio de líderes do Senado e que não será objeto de uma decisão monocrátic­a sua.

“É inegável dizer que os meses de agosto e setembro serão muito dedicados à questão eleitoral, então temos que avaliar o envolvimen­to dos partidos políticos, dos senadores, num propósito desses de investigaç­ão em diversas CPIs”, completou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil