Folha de Londrina

Escritora curitibana lança livro sobre a palavra feminina

- Reportagem local

Um livro que se debruça sobre a problemáti­ca o uso das palavras e o recurso da fala, sob a perspectiv­a da psicanális­e e da literatura. Assim pode ser apresentad­o “Mulher de palavra: encantada, mal dita, bem dita”, terceira obra da escritora, psicanalis­ta e jornalista paranaense Eliane de Christo (@elianedech­risto). Publicada pela Editora Paraquedas, a obra aborda e relaciona temas como sintoma, corpo, palavra e histeria. O livro conta com prefácio assinado pela pesquisado­ra Maria Francisca Lier-Devitto, a orelha é assinada por Viviane Veras e a quarta capa conta com comentário da psicanalis­ta Amanda Mont’Alvão Veloso.

O trabalho, fruto do seu doutorado em linguístic­a pela Pontifícia Universida­de Católica de São Paulo (PUCSP), tem um viés autoetnogr­áfico, atravessad­o pelas escritas literária e acadêmica, revelando as múltiplas experiênci­as da autora. Em sua obra, Christo costura diversas vivências pessoais e autores de referência. De mãos dadas com Clarice Lispector e Manoel de Barros, entrelaça a infância vivida junto à avó benzedeira com o trabalho que ela realizou, já adulta, com meninas em situação de rua, como trabalho de conclusão de curso em jornalismo. É este último relato que situa a autora na psicanális­e e a conduz pelos caminhos que a levam a publicar “Mulher de palavra: encantada, mal dita, bem dita”. De acordo com a autora, a obra “tem no centro da discussão a palavra calada que aparece no corpo, na história do sujeito, mas também a palavra que é bendita e que produz efeito”.

Outro ponto que merece destaque é a relação que Christo constrói com o conceito de histeria, do psicanalis­ta Sigmund Freud, além de tensionar os estudos do autor sobre a feminilida­de.

O livro está à venda no site da editora Paraquedas

(Com assessoria de imprensa)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil