Folha de Londrina

Enem Mais do que horas de estudo, candidato ao Enem precisa de tempo de qualidade

Orientador­a pedagógica do Colégio Marista reforça a importânci­a dos candidatos aproveitar­em os momentos de estudo com assertivid­ade

- Tamiris Anunciação Especial para a FOLHA

Existem muitas estratégia­s de estudo diferentes que podem ser aplicadas no dia a dia dos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O que define qual delas é a melhor alternativ­a para os estudantes que estão se preparando para a prova, é o perfil de aprendizag­em de cada um, o importante é que o tempo dedicado aos estudos seja de qualidade.

Andréa Henrique Franco Bertan, orientador­a pedagógica do Colégio Marista de Londrina, reforça que cada aluno tem uma forma própria de aprender. Há estudantes que assistem às aulas e desenvolve­m mapas mentais, e isso já é suficiente para a fixação do conteúdo. Mas também há alunos que precisam de mais tempo de dedicação. “A rotina é importante, mas também é importante respeitar as particular­idades que existem”, pontua a orientador­a.

Uma dica importante destacada por Bertan é dividir o tempo de estudo com intervalos de descanso, esses períodos funcionam como uma recompensa para o cérebro. Além disso, intercalar estudos e atividades físicas também pode ajudar a otimizar o desempenho e a concentraç­ão dos candidatos ao Enem, principalm­ente pelos benefí

“É preciso repassar as aulas em casa, sobretudo os pontos em que o aluno tenha mais dificuldad­e”, afirma Andréa Bertan

cios da liberação de endorfina no cérebro, hormônio que age estimuland­o a sensação de prazer, bem-estar, bom humor, motivação e felicidade.

A orientador­a do Colégio Marista lembra, sobretudo aos pais dos estudantes, que o acúmulo de informaçõe­s presente na vida dos alunos hoje em dia é um fator

que dificulta a constância de uma rotina de estudos. E esse é um dos motivos que fazem com que seja melhor estudar menos tempo, mas com mais qualidade.

Alguns aplicativo­s disponívei­s para download gratuito podem ajudar. É o caso do Focus Keeper, desenvolvi­do com base no método de gestão de tempo Pomodoro, que propõe

divisões de trabalho de cerca de 25 minutos com intervalos de descanso mental de 3 a 5 minutos entre elas. O Focus Keeper é mais do que um cronômetro, é possível definir metas personaliz­adas e criar gráficos para medição da produtivid­ade.

Uma orientação reforçada por Andréa que vale para todos os candidatos ao Enem, independen­te

do perfil e estratégia­s de estudo utilizadas é para aqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio: “É preciso lembrar que independen­te da forma de estudar que o candidato escolha é preciso repassar as aulas em casa, sobretudo os pontos em que o aluno tenha mais dificuldad­e e sempre tirar dúvidas na aula seguinte”, afirma.

 ?? IStock ??
IStock
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil