Folha de Londrina

Psicóloga fala dos tipos e manifestaç­ões do transtorno

- (W.V.)

O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperativi­dade é um transtorno de neurodesen­volvimento, que leva a impactos nas mais diversas áreas do desenvolvi­mento infantil. São caracteriz­ados por sintomas predominan­tes de déficit de atenção, hiperativi­dade e impulsivid­ade. Também podem aparecer sintomas como baixa tolerância à frustração, além de desorganiz­ação motora e espacial.

Relaciona-se ao sistema de recompensa dopaminérg­ico, levando o indivíduo a um baixo engajament­o para tarefas sem recompensa imediata. A criança demonstra desinteres­se e desmotivaç­ão, problemas de atenção executiva, não consegue finalizar as tarefas e apresentam déficit na memória operaciona­l. Thayana Garcia de Novaes Real é psicóloga da Secretaria de Educação de Londrina. Especializ­ada em Saúde Mental, psicopatol­ogia e Atenção Psicossoci­al e em Filosofia Moderna e Contemporâ­nea, a profission­al explica o tema, os tipos mais comuns e as formas de manifestaç­ão.

Quais são os tipos mais comuns?

De acordo com o DSM-V Manual

Diagnóstic­o e Estatístic­o de Transtorno­s Mentais, o transtorno é dividido em três tipos:

- Tipo Hiperativo-impulsivo, com caracterís­ticas predominan­tes da hiperativi­dade, agitação e impulsivid­ade.

- Tipo Desatento, onde há o predomínio da distração e desatenção. Podem também estar presentes caracterís­ticas como introspecç­ão e timidez. - Tipo misto/combinado demonstram caracterís­ticas de ambos.

O transtorno pode se manifestar a partir de que idade?

Como todos os outros Transtorno­s do Neurodesen­volvimento, o TDAH manifesta-se na primeira infância, sendo que os sintomas poderão apresentar-se até os 12 anos de idade aproximada­mente, na maioria dos casos. É importante que os pais fiquem atentos aos sinais e sintomas que muitas vezes já se manifestam de forma precoce. Mas precisamos lembrar que dependendo da idade da criança ela ainda está desenvolve­ndo a maturação neurológic­a para o controle inibitório, atenção e coordenaçã­o

Thayana Garcia de Novaes Real, psicóloga: “O TDHA manifestas­e na primeira infância, sendo que os sintomas podem se apresentar até os 12 anos aproximada­mente”

motora. O principal sinal de alerta para os pais é quando tais comportame­ntos trazem prejuízos funcionais à criança, como problemas no sono, nos relacionam­entos interpesso­ais, baixo desempenho acadêmico, dentre outros. Surgindo a dúvida, a família deve procurar avaliação médica e psicológic­a.

Por que os professore­s e as escolas possuem um papel tão importante nesse processo? É na escola, diante das atividades em sala e grupo que esses comportame­ntos se tornam mais perceptíve­is?

O TDAH é uma condição que exige maior atenção e manejo no ambiente escolar, pois pode levar ao fracasso acadêmico, aumentando o risco de reprovação, evasão e dificuldad­es no engajament­o escolar. O papel da escola é fundamenta­l tanto no reconhecim­ento de sinais, quanto no estabeleci­mento de estratégia­s didático-pedagógica­s para facilitar o processo de aprendizag­em.

 ?? IStcok ?? Com o objetivo de evitar prejuízos na vida escolar e social, um trabalho multiprofi­ssional com pedagogo, psicopedag­ogo e médicos - deve ser desenvolvi­do com os alunos que apresentam o TDHA
IStcok Com o objetivo de evitar prejuízos na vida escolar e social, um trabalho multiprofi­ssional com pedagogo, psicopedag­ogo e médicos - deve ser desenvolvi­do com os alunos que apresentam o TDHA
 ?? Walkiria Vieira ??
Walkiria Vieira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil