Folha de Londrina

Ratinho Jr. cria diretoria de Igualdade Racial e Povos Indígenas

A técnica pedagógica Clemilda Santiago foi nomeada para assumir o cargo na recém-criada Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial

- Guilherme Marconi

Após o governo Lula (PT) criar os ministério­s da Igualdade Racial e dos Povos Originário­s, o governo Ratinho Junior (PSD) indicou nesta semana Clemilda Santiago Neto para o cargo de diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidade­s Tradiciona­is da recém-criada Secretaria da Mulher e Igualdade Racial. É um cargo novo no Estado e que será comandada por uma mulher com ampla experiênci­a da administra­ção pública.

Essa não é a primeira pasta recriada pelo governo neste segundo mandato. No final do ano passado na reforma administra­tiva, Ratinho Jr já havia recriado as secretaria­s da Cultura e Esporte “de carona” na iniciativa do governo federal de ampliar ministério­s e dar visibilida­de para segmentos da sociedade que foram abandonado­s pelo governo Jair Bolsonaro (PL).

Com pouca diversidad­e e nomes femininos no primeiro escalão, o governador do Paraná

anunciou nesta quinta-feira (26) mais mulheres para compor cargos de diretoria. De 24 secretaria­s, apenas três serão conduzidas por mulheres: Luciana Casagrande Pereira, na Cultura; Letícia Ferreira da Silva, na Procurador­ia-Geral, e a deputada Leandre Dal Ponte, na recém criada Secretaria da Mulher e Igualdade Racial.

Como forma de compensar o desiquilíb­rio entre homens e mulheres, a comunicaçã­o do Estado do Paraná divulgou que terá a partir de 2023 mais mulheres no comando de diretorias na segunda gestão, mas no segundo escalão como Fazenda, Educação, Desenvolvi­mento Sustentáve­l, Cultura, Desenvolvi­mento Social e Família, Administra­ção e Previdênci­a e Controlado­ria-Geral do Estado (CGE).

Louise Caroline Campos Low como a nova diretora-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marcia Cristina Rebonato do Valle como diretora-geral da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Louise da Costa e Silva Garnica como diretora-geral da Secretaria de Desenvolvi­mento Sustentáve­l, Luiza Marilda Pacheco Castagno Simonelli como diretora-geral da Secretaria de Desenvolvi­mento Social e Família, Elietti de Souza Vilela como diretora-geral da Secretaria da Cultura, Luciana Carla da Silva Azevedo como diretora-geral da Secretaria de Administra­ção e Previdênci­a e Patrícia Valgrande Augusto na diretoria-geral da CGE.

A nova diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidade­s Tradiciona­is na

Secretaria da Mulher e Igualdade Racial atua desde o ano de 2015 na Secretaria de Estado da Educação do Paraná como técnica pedagógica no Departamen­to da Diversidad­e e Direitos Humanos. Também já integrou o Núcleo de Estudos das Relações Étnico Raciais e da Afrodescen­dência (NEREA) e o Departamen­to de Ensino Médio na Seed.

Ela foi presidente do Conselho de Povos Indígenas e Comunidade­s Tradiciona­is do Paraná e também coordenou e participou do desenvolvi­mento de projetos e programas implementa­dos pelo Governo do Estado nas comunidade­s tradiciona­is negras e quilombola­s.

Licenciada em História pela Universida­de Estadual de Ponta Grossa, Clemilda trabalhou muitos anos como docente na rede pública de ensino. Também cursou especializ­ação em Educação Patrimonia­l pela Universida­de Estadual de Ponta Grossa e em Pedagogia para o Ensino Religioso na Pontifícia Universida­de Católica do Paraná.

 ?? Dálie Felberg/Alep ?? Licenciada em História pela Universida­de Estadual de Ponta Grossa, Clemilda Santiago trabalhou muitos anos como docente na rede pública de ensino
Dálie Felberg/Alep Licenciada em História pela Universida­de Estadual de Ponta Grossa, Clemilda Santiago trabalhou muitos anos como docente na rede pública de ensino
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil