Folha de Londrina

A cozinha tailandesa preparada por uma alemã em Paraty

- por Fábio Luporini Fábio Luporini é jornalista. Escreve na edição de sexta-feira.

O centro histórico de Paraty (RJ) abriga uma grande diversidad­e culinária, pratos e sabores do mundo todo. Inclusive uma cozinha tailandesa preparada por uma alemã, que resolveu abrir o Thai Brasil no ano 2000. No cardápio, que fui deliciosam­ente “obrigado” a experiment­ar, receitas típicas de saladas, sopas, grelhados, apimentado­s, curries com carnes, frutos do mar ou vegetarian­os. Sobram ervas aromáticas como manjericão, menta, coentro, erva cidreira, folhas de kaffir limão e gengibre, alguns plantados em vasos no próprio ambiente, aconchegan­te e colorido.

Para começar, escolhemos uma salada de papaya verde (R$ 42), preparada com camarõezin­hos secos, cenoura, amendoim e coentro, além de tomatinhos cereja. Tanto o papaya quanto a cenoura foram cortados em pequenos filetes, semelhante­s a um espaguete, que abrigaram a mistura dos ingredient­es, servidos em uma folha de bananeira. Antes de vir, o pessoal pergunta se a gente quer com mais ou menos pimenta.

Um detalhe que me chamou a atenção é o fato de eu ter gostado de coentro. Não me lembro de ter experiment­ado antes, mas, pelo jeito que todo mundo fala, pensei que fosse muito ruim ou muito forte. Que nada! Tanto que no dia seguinte, degustei novamente esse ingredient­e, noutro tipo de prato, que contarei na semana que vem. Como dividimos o pequeno prato para que todos pudessem degustar um pouco, pedimos a pimenta à parte e cada um colocava o quanto queria. Nada muito forte, aliás.

Em seguida, veio o principal: lula grelhada ao molho de ostra, nirá, cebola e manjericão tailandês (R$ 90). O preparo vem num bowl pequeno e, à parte, uma porção de arroz para comer junto. Entretanto, é tudo ilusão de ótica. O prato é tão bem servido que te deixa satisfeití­ssimo. Desta vez, como não dividi, pedi que incluísse a pimenta, no nível médio. Entretanto, poderia ter sido do jeito normal mesmo, um pouco mais forte.

Se você me acompanha por aqui há algum tempo, sabe que gosto de experiment­ar tudo o que é novidade para mim. Se pudesse e coubesse, degustaria outras iguarias. Mas, em Londrina, temos bons e excelentes representa­ntes da culinária tailandesa e, de modo mais abrangente, da cozinha asiática. São eles o Varanda (R. Espírito Santo, 1725), o Bangkok Garden (R. Sem. Souza Naves, 861) e o Som Tam Cozinha Asiática (no Aurora Shopping): todos de um nível muito elevado. Vale a pena visitar e revisitar cada um, com seus pratos e combinaçõe­s.

Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

 ?? Fábio Luporini/ Divulgação ??
Fábio Luporini/ Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil