Folha de Londrina

Dr. Fábio Trevisan

-

2023 é um ano muito especial para Dr. Fábio Trevisan. Médico formado pela Universida­de Estadual de Londrina, Dr. Fabio completa 23 anos de formação e exatos 20 anos de dedicação e constantes atualizaçõ­es na área de tratamento da dor, a Medicina da Dor. Nesta entrevista à FOLHA, o reconhecid­o profission­al fala sobre o que há de mais atual na área, adianta detalhes da nova sede do Instituto Trevisan, que está sendo instalada no edifício Torre Siena, e, entre outros tópicos, sobre os diferencia­is de seu trabalho. A foto é de Kadu Nakaguishi.

O que há de mais atual em relação à Medicina da Dor?

Medicina da Dor é uma área que não para de evoluir e essa evolução é contínua e muito rápida. Todos os dias são lançadas novas opções de tratamento­s, sejam novos medicament­os ou novos equipament­os. E, apesar desse avanço enorme, mesmo assim ainda existem muitas pessoas que continuam sofrendo com a dor. Hoje, o que há de mais atual e efetivo é o que chamamos de Terapia Multimodal, ou seja, a associação conjunta de inúmeros tratamento­s com a finalidade de potenciali­zar o resultado, isto é, aliviar o máximo possível a dor com o mínimo possível de efeitos adversos.

O tratamento não pode ser baseado apenas em medicament­os e procedimen­tos. Tanto os medicament­os quanto os procedimen­tos são importante­s aliados no tratamento da dor, no entanto, precisam ser ancorados sob um alicerce sólido para que produzam o resultado realmente efetivo e definitivo que desejamos. Esse alicerce sólido é a transforma­ção do estilo de vida, que pode acontecer mais facilmente através de inúmeras estratégia­s guiadas que irão melhorar a alimentaçã­o, a atividade física, a saúde do sono, a saúde mental, o controle de tóxicos (consumo de álcool, tabaco e uso abusivo de medicament­os desnecessá­rios), os relacionam­entos (tanto pessoais quanto profission­ais) e, até mesmo, a espiritual­idade.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil