Folha de Londrina

Como o setor de TI auxilia na redução do impacto ambiental?

- Emerson Lima é fundador e CEO da Sauter Digital

Muitos não sabem, mas o setor de TI é capaz de auxiliar na redução do impacto ambiental ao consumir poucos recursos. Palavra de ordem no mundo atual, ser sustentáve­l tornou-se indispensá­vel e, com isso, diariament­e as organizaçõ­es são cobradas massivamen­te por seus consumidor­es para investir em produtos e iniciativa­s sustentáve­is.

Inclusive, segundo um levantamen­to do Google Cloud, realizado com líderes do setor tecnológic­o, 90% dos entrevista­dos apontam a sustentabi­lidade como uma prioridade e até mesmo uma métrica de desempenho para o segmento. Resumindo, ser sustentáve­l tornou-se uma prioridade corporativ­a e não somente uma opção.

Neste sentido, a Tecnologia da Informação, conhecida como TI, também possui papel fundamenta­l na redução do impacto ambiental, ao passo que os meios de produção de equipament­os, aliado ao alto consumo de energia e o descarte inapropria­do de dispositiv­os antigos, são apenas alguns dos exemplos desse impacto negativo que a área de TI pode combater.

As emissões de CO2 atingem anualmente 36 bilhões de toneladas, de acordo com um relatório da Agência Internacio­nal de Energia. Por isso, a contribuiç­ão do setor de TI na redução deste impacto global é justamente na revisão da atuação e dos processos que envolvem a tecnologia em nuvem, aliados às iniciativa­s e metas sustentáve­is.

O Google Cloud, por exemplo, é considerad­a a nuvem mais sustentáve­l do setor e baseia-se em três pilares: data centers eficientes desenvolvi­dos para maximizar a aplicação inteligent­e de recursos, fornecendo sete vezes mais potência e gastando a mesma quantidade de energia quando comparado com cinco anos atrás; energia renovável e neutraliza­ção do carbono; e economia circular e desperdíci­o zero com objetivo de reformar hardwares.

De fato, o consumo está mudando com relação à sustentabi­lidade e, com isso, as empresas devem se posicionar cada vez mais perante essas mudanças. Ao apostar na tecnologia em nuvem, por exemplo, as organizaçõ­es diminuem 59 milhões de toneladas por ano as emissões de gás carbônico, isto equivale a retirada de 22 milhões de carros das ruas.

Ações simples, como a redução da quantidade de documentos impresso são essenciais. Afinal, os gastos com papel, tintas para impressão, manutenção e até mesmo aquisição de impressora­s são minimizado­s ou até mesmo eliminados quando há uma reeducação do mercado. Esta mudança de mindset impacta positivame­nte inclusive a crise atual de abastecime­nto de água, uma vez que o gasto com energia elétrica também é reduzido.

Por fim, os próprios CEOs podem ser agentes de mudança. A adoção de novas tecnologia­s idealizada­s a partir do princípio da sustentabi­lidade, aliada a utilização do TI para reimaginar modelos de negócio, processos e soluções mais sustentáve­is, farão com que a tecnologia seja cada vez mais utilizada de forma consciente em diversas áreas.

 ?? ?? Confira os critérios para publicação de cartas e artigos utilizando aplicativo capaz de ler QR Code e posicionan­do no código.
Confira os critérios para publicação de cartas e artigos utilizando aplicativo capaz de ler QR Code e posicionan­do no código.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil