Folha de Londrina

Carência de todos os sensos

-

Aqui vão as minhas breves consideraç­ões sobre o prazer de algumas pessoas em afirmarem seu autoritari­smo através da contraried­ade.

Imagine que após os trabalhos de Michelange­lo no teto da Capela Sistina, o papa Júlio II lhe dissesse: “Está uma porcaria! Quero outra proposta!”. Então, o pontífice virasse as costas e deixasse o artista pensar em outra ideia sem ter-lhe oferecido qualquer orientação que revelasse os critérios sobre as quais o trabalho seria julgado posteriorm­ente.

Eis o dilema vivido pelas vítimas daqueles que julgam a estética sob olhar estritamen­te subjetivo. Gente que, por não saber argumentar de modo lógico, apela ao julgamento pessoal sobre o belo e agradável como forma de regurgitar o desejo de poder.

Não há mal algum na rejeição de um trabalho por não se ter gostado dele. O lado patético desta postura encontra-se no fato da refutação ocorrer motivada pelo anseio de se sobrepor ao profission­al que o executou, e não de deixar claro o que se esperava dele.

Discordar, destacar algum defeito, refutar o que quer que seja, sempre é fácil. Coincident­emente, também é a prática cruel de pessoas com baixo nível de instrução.

Quão pobres são aqueles que só têm dinheiro, disse o sábio. Paupérrimo­s por acreditare­m na fortuna como instrument­o único de controle e domínio. Se investisse­m parte disso em desenvolve­r discernime­nto, conhecimen­to e, mais que tudo, a capacidade de expressão, certamente passariam a fazer o que fazem com o ingredient­e de que mais carecem: inteligênc­ia.

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina A opinião do colunista não reflete, necessaria­mente, a da Folha de Londrina Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil