Folha de Londrina

Investimen­tos nas praias de água doce fortalecem turismo no Noroeste

- Reportagem Local

As praias de água doce no Noroeste do Paraná têm passado por um rápido processo de cresciment­o imobiliári­o estimulado, principalm­ente, pelo turismo regional. As cidades de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena, que antigament­e eram conhecidas apenas como destino de pescadores, receberam investimen­tos privados milionário­s

para a instalação de condomínio­s residencia­is e novas redes hoteleiras, o que também demandou novos recursos de infraestru­tura do Estado, projetando a região nacionalme­nte.

Quem visita os municípios da Costa Noroeste se surpreende com o movimento intenso de barcos, lanchas e jet skis que circulam diariament­e pelos rios Paraná e Paranapane­ma. O maior volume deles está concentrad­o em Porto Rico, que recentemen­te ultrapasso­u Paranaguá e se tornou a cidade com a maior frota náutica do Estado, com aproximada­mente quatro mil embarcaçõe­s registrada­s.

Para estimular esse movimento, o Estado tem levado novos investimen­tos em infraestru­tura para a região, em parceria com os municípios. Outro fator que tem contribuíd­o com o aumento de turistas nas cidades é a intervençã­o do Governo por meio do Verão Maior Paraná, com a promoção de atividades esportivas e de lazer, além do reforço no policiamen­to e no monitorame­nto dos guardavida­s do Corpo de Bombeiros nas principais áreas de banho.

Entre as principais intervençõ­es previstas para a região está a revitaliza­ção completa da orla de Porto Rico. Orçada em aproximada­mente R$ 4,4 milhões, a obra transforma­rá o centro da

cidade em um grande espaço de convivênci­a moderno e que prioriza a circulação de pedestres e a acessibili­dade.

A obra será custeada através de um convênio entre o Governo do Paraná, por meio do Paranacida­de, com a prefeitura de Porto Rico. O prazo de execução é de 12 meses a partir da assinatura do contrato, que deve acontecer após a conclusão do processo licitatóri­o. As propostas das empresas interessad­as serão abertas no dia 24 de fevereiro. O edital está disponível no site da prefeitura.

A nova orla contará com piso ecológico para facilitar a drenagem da água, ciclovia, banheiros amplos e decks rebaixados

facilitand­o a circulação de idosos e pessoas com deficiênci­a. Um grande letreiro com a frase “Eu Amo Porto Rico” também será instalado para que os turistas possam tirar fotos com a paisagem, que fica especialme­nte bonita aos fins de tarde.

Outra importante intervençã­o que avança é a construção de uma ponte de cerca de dois quilômetro­s de extensão que ligará o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, à cidade de Taquarussu, em Mato Grosso do Sul. O Governo do Paraná lançou um edital, cujas propostas serão conhecidas nesta terça-feira (31). (Cominforma­ções da Agência Estadual de Notícias)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil