Folha de Londrina

Fundo Amazônia será usado para conter crise

- João Gabriel

Brasília - O Fundo Amazônia será usado para ajudar a combater a crise de saúde na Terra Indígena Yanomami, afirmou nesta segunda-feira (30) Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima.

Segundo ela, a ideia é que o dinheiro seja utilizado para medidas emergencia­is relacionad­as à fome, ao tratamento de doenças, à segurança e, também, que seja destinado a operações para retirada de invasores do território.

“Estamos trabalhand­o para que haja um aporte de recursos rápido para as ações institucio­nais, sem prejuízo da comunidade no médio prazo”, afirmou.

“[As ações envolvem] a questão da saúde; o tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidade­s; a parte de segurança, para que essas pessoas possam ficar em suas comunidade­s, e isso tem a ver com operações de desintrusã­o do garimpo criminoso dentro dessas comunidade­s”, completou.

Marina afirmou ainda que a ideia é que a utilização dos recursos do Fundo Amazônia não deve se limitar à TI Yanomami, mas pode abarcar também ações nos território­s Munduruku e Caiapó, outros que vivem situação grave em termos de violência e de saúde.

Ela se reuniu na manhã desta segunda com a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze, e foi anunciado um aporte de 200 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão) do país europeu para a área ambiental, de forma escalonada e para diversas ações diferentes relacionad­as

Marina reuniuse com a ministra da Cooperação da Alemanha, Svenja Schulze: aporte de R$ 1,1 bilhão

ao tema.

“[O dinheiro será usado] para ações diretas ao combate ao desmatamen­to, queimadas e, principalm­ente, projetos para termos alternativ­as, como a agricultur­a sustentáve­l”, afirmou Marina.

 ?? Sérgio Lima/AFP ??
Sérgio Lima/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil