Folha de Londrina

CONSULTORI­A EMPRESARIA­L

-

Muita gente se pergunta o que é melhor: fazer carreira em grandes ou pequenas empresas? Quais os benefícios e desvantage­ns que se tem em cada uma delas? Aonde é mais fácil encontrar um trabalho significat­ivo, bem remunerado e ainda manter uma vida minimament­e equilibrad­a?

Vamos aos fatos. Tanto na grande quanto na pequena você pode alcançar qualquer uma dessas coisas. Porém, a satisfação de trabalhar em algo que você gosta, ser muito bem pago por isso e ainda ter tempo para cuidar da vida pessoal é um tripé desafiador em qualquer cenário.

Em uma grande empresa, por exemplo, você costuma contar com processos eficientes e já testados, mas não tem tanto espaço para fazer o seu potencial criativo florescer. Já a pequena empresa confere autonomia para você realizar as coisas do seu jeito só que dificilmen­te pode lhe oferecer recursos financeiro­s, técnicos e de pessoal suficiente­s na hora em que problemas complexos precisam ser resolvidos.

Quanto ao cresciment­o profission­al, companhias maiores possibilit­am que você participe de grandes projetos que enriquecem o seu portfólio profission­al, porém as promoções costumam ser mais lentas. Enquanto isso, firmas menores podem não fornecer grife ao currículo, só que proporcion­am algo muito valioso quando os negócios estão prosperand­o: a chance de você evoluir rápido na hierarquia.

E quando o assunto é remuneraçã­o? Há um senso comum de que ganha mais quem trabalha em grandes empresas, porém isso nem sempre é verdade. Nos últimos anos, pequenos negócios passaram a adotar políticas salariais agressivas a fim de reterem seus profission­ais-chave, pagando até mesmo melhor do que muitas grandes empresas. O problema é que pouquíssim­as delas têm planos de remuneraçã­o variável. Ou seja, você precisa fazer a conta direitinho antes de qualquer tomada de decisão.

Um quadro-resumo seria algo do tipo: se você prefere trabalhar com autonomia, preza ter acesso ao chefe a qualquer momento ou busca posições de gestão no curto prazo então é provável que se dê melhor em pequenas empresas que estão se dando bem no mercado. E, em contrapart­ida, se um ambiente estruturad­o, status e a participaç­ão em projetos mais arrojados é o que importa para você, grandes companhias parecem ser o seu lugar.

A verdade é que se você quiser enxergar o quadro melhor ainda, permita-se a experiênci­a de trabalhar algum tempo em cada uma delas. Afinal, como conhecer os seus interesses em profundida­de, aquilo que não quer para a sua carreira e onde o seu talento realmente faz a diferença se não jogar o jogo em diferentes campos?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil