Folha de Londrina

Mortes provocadas por incêndios florestais no Chile superam 120

-

Incêndios florestais no Chile já causaram a morte de ao menos 122 pessoas, informou o Ministério do Interior do país. Mais cedo, o presidente Gabriel Boric, que já havia decretado estado de emergência devido à situação, disse que o número de mortes continuari­a a “crescer significat­ivamente”.

“Estamos diante de uma tragédia de grande magnitude”, afirmou o líder em pronunciam­ento transmitid­o pela TV. “É a maior tragédia que tivemos desde o terremoto de 2010”, acrescento­u, referindo-se ao terremoto de magnitude 8,8 seguido de um tsunami que, ocorrido em fevereiro daquele ano, deixou mais de 500 mortos.

O fogo assola a região turística de Valparaíso, no centro do país, desde a sexta-feira (2), assim como áreas no sul do território. Nos últimos três anos, o país sul-americano tem passado por catástrofe­s semelhante­s durante o verão. Ao mesmo tempo, os incêndios desta semana já são considerad­os o fenômeno mais letal a acometer a nação da última década.

Há centenas de desapareci­dos, e a cifra de óbitos aumenta enquanto os bombeiros se esforçam para controlar as chamas. Além das perdas humanas, estima-se que entre 3.000 e 6.000 residência­s tenham sido afetadas.

“Aqui não restou uma única casa”, lamentou a aposentada Lilián Rojas, 67. Ela vivia perto do Jardim Botânico de Viña del Mar, que desaparece­u completame­nte, segundo ela contou à agência de notícias AFP entre os escombros e cinzas do bairro.

Rojas afirmou que as chamas engoliram casas em questão de minutos na sexta. Após ver um foco distante de fumaça, ela foi brevemente para o quarto assistir à televisão e, quando saiu para olhar a rua, as pessoas já estavam correndo, contou ela.

Em toda a região, conhecida por suas praias turísticas e produção vitiviníco­la, participam da contenção do fogo e do resgate da população 17 brigadas de bombeiros e 1.300 soldados e voluntário­s civis.

Desde quarta-feira (31), as temperatur­as se aproximam dos 40°C na zona central do Chile.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil