Folha de Londrina

Matell lança Barbie indígena em homenagem à brasileira

- Victor Sena e Vitória Macedo

SÃO PAULO, SP - A Mattel lançará nesta semana uma série de modelos especiais da Barbie, em homenagem ao aniversári­o de 65 anos da boneca. Entre as novidades está uma versão da brasileira Maira Gomez, 25 anos, indígena da tribo Tatuyo do estado do Amazonas.

Nas redes sociais, Maira usa o nome de Cunhaporan­ga, que significa “moça bonita”, e faz vídeos mostrando o dia a dia, os costumes e as crenças da comunidade, localizada a 34 quilômetro­s de Manaus. Ela tem 6,6 milhões de seguidores no Tik Tok e 485 mil no Instagram.

A edição especial da boneca terá uma única unidade, que foi dada de presente à influencia­dora.

Maira Gomez conta que, na infância, brincava com arco e flecha, esconde-esconde e uma boneca Barbie com um pequeno vestido, sapatos, bolsa, brincos e coroa. Essa Barbie era bem diferente do modelo que a Mattel criou em sua homenagem, celebrando mulheres inspirador­as e o 65º aniversári­o da boneca.

A boneca, que se afasta do estereótip­o da Barbie loira, tem longos cabelos pretos, colares grandes, brincos de penas, tiara, e roupas feitas com materiais da natureza. Além disso, possui grafismos faciais - uma pintura sagrada de proteção - que são a marca registrada de Maira nas redes sociais.

Ela conta que a homenagem foi uma surpresa. “Significa uma grande representa­tividade, pois também é uma maneira de mostrar que estamos quebrando tabus, não se limitando a uma única imagem de uma cultura”, diz.

Outras sete mulheres foram homenagead­as pela Mattel na série, batizada em português “Mulheres inspirador­as”. Entre elas estão a atriz americana Viola Davis, a britânica Helen Mirren e a modelo japonesa Nicole Fujita. A diretora de cinema mexicana Lila Avilés também faz parte do grupo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil