Folha de Londrina

‘Dia dos CACs’ é aprovado pelos vereadores de Londrina

- Douglas Kuspiosz

Os vereadores de Londrina aprovaram em segunda discussão, na sessão desta terça-feira (16), o PL (Projeto de Lei) n° 119/2022, que cria o Dia Municipal dos Colecionad­ores, Atiradores e Caçadores (CACs) em Londrina. O texto é assinado por oito parlamenta­res: Giovani Mattos (PSD), Santão (PL), Mestre Madureira (PP), Chavão (Republican­os), Roberto Fú (PL), Nantes (PL), Jessicão (PP) e Eduardo Tominaga (PP).

O PL define que o intuito é promover atividades voltadas “a dar visibilida­de aos CACs”, adotando o dia 9 de julho como data oficial.

À FOLHA, Mattos afirma que o projeto foi sugerido por frequentad­ores de clubes de tiro de Londrina, buscando “explicar para as pessoas o que é o tiro esportivo”.

“Nós temos campeões aqui do Brasil que já fazem carreira internacio­nal, algumas pessoas da nossa cidade que são atiradores esportivos que frequentam torneios internacio­nais”, pontuando que essa cultura já está bem disseminad­a. “Julgamos por bem que as pessoas entendam o que é isso, que muitas vezes é deturpada a ideia do que é ser CAC.”

Também como sugestão dos CACs, a escolha do dia 9 de julho faz referência à Revolução Constituci­onalista de 1932.

O artigo 3° do projeto, que reconhece o risco da atividade e a ameaça à vida e à integridad­e física dos CACs, foi votado separadame­nte e recebeu três votos contrários: Dani Ziober (PP), Deivid Wisley (Republican­os) e Flávia Cabral (PP). Já o texto principal recebeu o “não” de Ziober; Wisley se absteve.

ÔNIBUS EM LONDRINA

A Câmara também aprovou em primeira discussão o PL 134/2022, da vereadora Mara Boca Aberta (Podemos), que propõe que as empresas operadoras do sistema de transporte público municipal de Londrina sejam obrigadas a indicar, em locais visíveis aos usuários, o ano de fabricação, modelo, validade e vida útil de seus veículos.

O projeto, que tramitou na forma do Substituti­vo n° 1, indica que essas informaçõe­s devem estar preferenci­almente ao lado das portas de acesso, ao lado do cobrador e no vidro dianteiro dos veículos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil