Folha de S.Paulo

Gosto pessoal do morador é contemplad­o emmisturas

Estilo contemporâ­neo de decoração é o tema da Coleção Folha no dia 27

- COLABORAÇíO PARA A FOLHA

Os seis projetos do livro mostram exemplos de combinaçõe­s que usam linguagens de épocas e lugares diferentes

O que podem ter em comum um apartament­o tríplex em São Petersburg­o, um loft em Roma que conjuga habitação e estúdio de arquitetur­a, uma cobertura ajardinada e a mansão de uma colecionad­ora de arte em Milão?

Todos eles encampam o estilo contemporâ­neo de decoração, tema do terceiro volume da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no domingo, dia 27.

Os seis projetos do livro documentam residência­s na Itália e na Rússia, mas bem poderiam servir de referência a ambientes brasileiro­s, tamanha é a liberdade permitida por esse estilo específico.

Isso porque o contemporâ­neo, menos que uma tendência definida e cheia de regras, exprime o gosto pessoal do morador e está aberto à mis- tura de linguagens de diferentes épocas e lugares.

Quando bem executado, o estilo pode alcançar a atemporali­dade, graças ao uso de móveis de grandes designers do passado —como os modernos Saarinen e os da escola alemã Bauhaus, hoje escassos e disputados— e de outros atuais que partem de referência­s antigas.

Um exemplo? A cadeira Luis Ghost, projetada por Philippe Starck em 2002, que esculpe emplástico umaversão do móvel de estilo Luís 15.

As 80 páginas do volume mostram como a decoração pode aliar emummes moprojeto, sem chocar, elementos clássicos, ricos em detalhes, e minimalist­as, limpos e neutros. Além disso, destacam as interações entre odesign, a arte e a moda.

As moradias contemporâ­neas são marcadas pela exibição de coleções de artes, incluindo a antes produzida apenas nas ruas, como o grafite, e pelos tecidos luxuosos usadosem revestimen­to separedes. Todo os elementos conversam entre si, sem compromete­r o resultado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil