Folha de S.Paulo

De volta para casa

A campanha de Aécio Neves ( PSDB) reconhece que um de seus maiores erros foi descuidar de Minas Gerais. Ele contava com uma vitória histórica em seu Estado, mas desabou para o terceiro lugar, com apenas 22% no Datafolha. “Nós relaxamos. Achamos que ele ve

-

Fora do script Pesquisas encomendad­as pelo PSDB detectavam a queda em Minas desde que Marina Silva ( PSB) entrou na disputa. Mas ninguém esperava que Aécio caísse para o terceiro lugar.

Apelo às bases O comitê tucano vai concentrar a distribuiç­ão de material no Centro- Sul. Além de Minas, os principais focos serão São Paulo e Paraná, dois Estados governados pelo PSDB.

Terra perdida Aecistas acreditam que seria inútil tentar investir no Nordeste. Dizem que “ninguém vai perder tempo” para reerguer o presidenci­ável em Estados como Pernambuco, onde ele encolheu para míseros 2%.

Cadê o toucinho Nos últimos dias, o candidato ouviu uma série de relatos de voto útil em Marina em bases tucanas. Vários deputados relataram a migração de eleitores em suas cidades durante reunião recente em São Paulo.

O gato comeu O vice Aloysio Nunes resume a situação: “Muitos eleitores nossos dizem que preferiam Aécio, mas acham que só a Marina pode derrotar o PT. Essa é a pedreira que nós temos que enfrentar”. Ele afirma, no entanto, que ainda trabalha duro por uma virada.

Descrente O sindicalis­ta João Inocentini ( SDD), dirigente da Força Sindical que colaborou com o programa de governo do tucano, foi para o time dos que jogaram a toalha. Ele diz que “a vaca do Aécio já foi para o brejo”.

Outra turma O núcleo do governo ficou aliviado ao saber que Paulo Roberto Costa demonstrou, nos depoimento­s à Justiça, “mágoa profunda” de Dilma Rousseff. Os petistas creem que esse sinal afasta a presidente do esquema operado pelo ex- diretor da Petrobras.

Indiscriçã­o Houve muita irritação no Planalto com o vazamento da delação, já que os depoimento­s gravados deveriam ficar trancados em um cofre.

Imexível Por enquanto, o ministro Edison Lobão ( Minas e Energia) continua no cargo. Auxiliares da presidente dizem que não surgiram provas ou detalhes do alegado envolvimen­to dele em desvios na estatal.

Pisando em ovos Em conversas no sábado, aliados de Marina avaliaram que ainda não há elementos que liguem Eduardo Campos a um esquema concreto de corrupção. Por ora, o PSB sustentará que a denúncia de Costa não tem fundamento­s.

Plim- plim A TV Globo decidiu convidar sete presidenci­áveis para o último debate do primeiro turno, no dia 2. A emissora queria limitar o número de participan­tes a cinco, mas preferiu evitar uma briga com candidatos nanicos na Justiça Eleitoral.

Feira livre O recuo da emissora líder de audiência vai garantir a presença de Pastor Everaldo ( PSC), Eduardo Jorge ( PV), Luciana Genro ( PSOL) e Levy Fidelix ( PRTB), cujos partidos elegeram deputados federais em 2010.

Cabo de guerra O PT ainda fará pressão para tentar antecipar a data do debate, que foi marcado para a antevésper­a da eleição. A Globo afirma que é impossível atender ao pedido, porque sua grade já está fechada.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil