Folha de S.Paulo

Candidatos a ministro do STJ sofrerão triagem da PF

NOVO PRESIDENTE DA CORTE DIZ QUE VAI COMBATER O NEPOTISMO E AGILIZAR PROCESSOS CONTRA GOVERNADOR­ES E DESEMBARGA­DORES

-

Conselho Nacional de Justiça?

É uma tropa de elite que veio da Corregedor­ia para trabalhar na assessoria direta do presidente. Alguns são do tempo da Eliana Calmon. O novo secretário de controle interno do STJ será uma pessoa de confiança do presidente do TCU. Acho que nunca houve isso emtribunal nenhum. Queroelepa­radizer se o que a gente vai fazer está errado. É uma prevenção.

Como o sr. tratará a questão do nepotismo no STJ?

Assim que assumi, descobri casos de parentes de ministros e já demiti os servidores. Um era nepotismo mesmo, era a nora de um colega. Em outro caso não era parentesco, mas era uma safadeza. Um ministro colocou o filho da cozinheira num cargo em comissão. Para evitar novos casos, farei com que todos os servidores passem por um recadastra­mento. Vão assinar um formulário para dizer que não têm parente até o terceiro grau com nenhum ministro, diretor ou servidor. Outra situação é aquela que Eliana Calmon chamava de “filhotismo”: filhos de ministros e ex- ministros quetentam usar essa influência para beneficiar clientes...

Filho de ministro não pode atuar naTurmaemq­ueopaié magistrado. Agora, você não pode impedir que o filho do ministro atue em outra Turma. Eu tenho um filho que advoga. Ele é maior de idade. Se eu disser para ele, “a partir de amanhã você não advoga mais no STJ”, ele pode se recusar. Eu vou fazer o quê? Entrar com ação contra ele? Isso a OAB vai ter que disciplina­r. O sr. falou em limitar viagens de ministros. Como fará isso?

Assinamos uma resolução determinan­do que compete ao presidente do STJ representa­r o tribunal em eventos. Poderá delegar ao vice- presidente essa representa­ção. Se ele não puder, delegará Há duas vagas na corte. O sr. adotará algum critério novo na hora de formar as listas com nomes dos candidatos?

Mandei ofício para os presidente­s de Tribunais de Justiça anulando as listas que já foram enviadas para cá. O [ ex- presidente Felix] Fischer, mal o ministro Sidnei Beneti requereu aposentado­ria, fez umofício aos TJs pedindoque enviassem os nomes. Nunca houve isso no STJ. Você tem de esperar o ministro se aposentar, faz as homenagens e somente 30 dias depois formula ofício pedindo que se inscrevam. Daqui para a frente, todos os nomes que vierem nós vamos mandar para Polícia Federal, Abin e CNJ. Vamos fazer uma filtragem. Será uma espécie de “ficha limpa” para o Judiciário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil