Folha de S.Paulo

Para presidente­s, cessar- fogo na Ucrânia está sendo respeitado

À noite, no entanto, fortes explosões foram relatadas em Mariupol

- DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Depois de uma avaliação em conjunto, os governos da Ucrânia e Rússia concluíram que o cessar- fogo estabeleci­do entre Kiev e separatist­as pró- Rússia foi respeitado neste sábado ( 6), apesar dos relatos de incidentes.

Mais tarde, segundo testemunha­s, houve fortes explosões na periferia de Mariupol, cidade portuária no leste da Ucrânia. Uma espessa fumaça era visível no horizonte.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, informou em comunicado que falou ao telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que os dois concordara­m que a interrupçã­o das hostilidad­es estava sendo “amplamente respeitada”. O Kremlin disse que eles expressara­m satisfação com a trégua.

O líder separatist­a em Donetsk, principal cidade controlada pelos rebeldes, Aleksandr Zakharchen­ko, acusou o exército ucraniano de violar a trégua e bombardear uma cidade.

O porta- voz ucraniano Andrei Lisenko disse que a afirmação do líder rebelde era uma provocação e negou o bombardeio. Ele acusou os insurgente­s de ataques isola- dos, mas ainda na noite de sexta- feira ( 5), quando a ordem não havia chegado a todas as unidades.

As potências ocidentais acusam a Rússia de armar os separatist­as e de violar a soberania ucraniana, o que Moscou nega. Umnovo pacote de sanções da União Europeia contra os russos deve ser divulgado nesta segunda ( 8), mas pode ser suspenso se o cessar- fogo de fato vingar.

Ainda neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou as punições e disse que “sem dúvida reagirá” caso as novas medidas sejam confirmada­s.

 ?? Philippe Desmazes/ AFP ?? Tanque do Exército ucraniano na noite deste sábado ( 6), em estrada próxima a Mariupol
Philippe Desmazes/ AFP Tanque do Exército ucraniano na noite deste sábado ( 6), em estrada próxima a Mariupol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil