Folha de S.Paulo

Criou o jornal ‘ O Perú Molhado’

- NATÁLIA PORTINARI DA EDITORIA DE TREINAMENT­O coluna. obituario@uol.com.br

O jornalista Marcelo Lartigue era conhecido em Búzios ( RJ) por seu humor inusitado e sua imprevisib­ilidade. Mesmo sendo ateu, colecionav­a Bíblias do mundo inteiro.

Explicava dizendo que em outras línguas era melhor, já que ele não precisaria ler.

Lartigue veio para o Brasil fugindo da ditadura da Argentina, sua terra natal. Lá foi preso político por três anos “por engano”, dizia.

Em 1981, fundou o jornal “O Perú Molhado”, com o português Aníbal Fernando. O veículo, politizado, denuncia até hoje os problemas de Búzios com o sarcasmo típico de seu criador.

Em um de seus grandes momentos, o “Perú” conquistou o recorde de maior jornal do mundo com uma cópia de 2,73 x 4m, apresentad­a para o Guiness World Records.

Além disso, por conta do conteúdo do jornal, talvez Lartigue tenha conquistad­o outro recorde: como era réu de inúmeros processos, chegou a ser intimado judicialme­nte 15 vezes no mesmodia.

O jornalista era estimado pela população da cidade. Comia de graça em todos os restaurant­es, mesmo que, eventualme­nte, tivesse que pedir fiado, ou até sair correndo.

Certa vez, cobrindo um evento pela publicação, levou uma câmera escondida em um jantar com Fidel Castro, em Havana.

Ao apreendere­m sua câmera, chamou a atenção de Fidel para o fato, que logo respondeu: “Mas é claro, com essa barba de terrorista!”.

Morreu na manhã de terça ( 2), aos 62 anos, vítima de um ataque cardíaco. Viúvo, deixou uma filha, Eva Lartigue.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil