Folha de S.Paulo

Pela 1 ª vez, um asiático vai a uma final de Grand Slam

TÊNIS Nishikori vence Djokovic e enfrenta croata Cilic na final do Aberto dos EUA

-

DE SÃO PAULO

Favoritos ao título do Aberto dos EUA, os tenistas Novak Djokovic e Roger Federer foram eliminados na semifinal do torneio neste sábado ( 6). Emseus lugares, Kei Nishikori e Marin Cilic — estreantes em decisões de Grand Slam— farão a final na próxima segunda ( 8), em Nova York.

Número 11 º no ranking da ATP ( Associação dos Tenistas Profission­ais), o japonês Nishikori derrotou o sérvio Djokovic, primeiro do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 6/ 4, 1/ 6, 7/ 6 e 6/ 3.

Ele é o primeiro asiático a alcançar uma final de Grand Slam na história.

Com 87 vitórias e 69 derrotas na carreira, Nishikori nunca havia chegado a umasemifin­al de um dos quatro torneios principais da ATP. Seu melhor desempenho foi em 2012, ao alcançar as quartas do Aberto da Austrália.

A vitória histórica veio no país em que o japonês de 24 anos aprendeu a jogar tênis. Praticante do esporte desde a infância, Nishikori frequentou uma das academias mais famosas dos EUA dedicadas à modalidade, sediada no estado da Flórida.

O atleta asiático é treinado pelo ex- jogador Michael Chang, norte- americano de origem taiwanesa.

O triunfo de ontem já garante ao tenista japonês sua melhor posição no ranking da ATP. Na próxima lista a ser divulgada, ele estará pelo me- nos na oitava posição.

Não menos surpreende­nte foi a vitória do croata Marin Cilic ( 14 º do mundo) sobre o suíço Roger Federer ( 3 º do ranking) por 3 sets a 0 ( parciais de 6/ 3 e duplo 6/ 4), também neste sábado.

Assim como seu adversário na final desta segunda, Cilic nunca havia chegado a uma decisão de torneios Grand Slam. Sua melhor participaç­ão ocorreu em 2010, quando alcançou a semi do Aberto da Austrália.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil