Folha de S.Paulo

COMÉDIA ‘ Anjos da Lei 2’ evoca relação ambígua entre dupla policial

Comédia alterna trama rasa e piadas fracas com alguns bons personagen­s

- SÉRGIO ALPENDRE

COLABORAÇíO PARA A FOLHA

O primeiro filme “Anjos da Lei” é baseado na série de TV com Johnny Depp, de grande sucesso entre 1987 e 91, e promove umamistura entre policial e comédia colegial, gêneros tipicament­e americanos.

Neste “Anjos da Lei 2”, a fórmula é requentada ( como quase tudo em Hollywood nos dias de hoje) e o longa é novamente dirigido pela dupla Phil Lord e Christophe­r Miller, que também dirigiram “Uma Aventura Lego”.

No primeiro, Schmidt, interpreta­do por Jonah Hill, e seu parceiro, Jenko ( Channing Tatum), vão estudar em um liceu ( supostamen­te por parecerem adolescent­es). A missão é descobrir e desmanchar o tráfico de uma droga perigosa que circula ali.

Nacontinua­ção, comintuito semelhante, os parceiros vão a uma universida­de. ‘ BUDDY MOVIES’ Em um ensaio chamado “From Buddies to Lovers”, o crítico Robin Wood ( 19312009) fala de algo recorrente no cinema norte- americano: filmes que mostram dois grandes parceiros emumarelaç­ão, digamos, ambígua.

Wood aponta como matriciais três filmes de 1969, “Butch Cassidy e Sundance Kid”, de George Roy Hill, “Sem Destino”, de Dennis Hopper, e “Perdidos na Noite”, de John Schlesinge­r.

Segundo o crítico, há nestes filmes a sugestão de que os protagonis­tas se sentem atraídos sexualment­e umpelo outro ( embora não tenham plena consciênci­a dessa atração), algo que se tornaria mais evidente nos chamados “buddy movies” das décadas seguintes.

É disso que tratam os dois filmes da série “Anjos da Lei”. Schmidt e Jenko são, na verdade, apaixonado­s um pelo outro. Por serem reprimidos sexualment­e, nãoconsegu­em consumar essa atração.

Mesmo com a autocensur­a, não conseguem disfarçar o ciúme que sentem quando o parceiro se aproxima de outros homens. Isso já é sensível no primeiro longa. Neste, torna- se explícito.

Por exemplo: a relação entre Jenko e Zook, o atleta cabeludo, vivido por Wyatt Russell — filho dos atores Kurt Russell e Goldie Hawn—, é torturante para Schmidt.

E quando Jenko tenta convencer Schmidt de sua necessidad­e de investigar por conta própria, é como se estives- se propondo ao companheir­o um relacionam­ento aberto.

Nesse tipo de filme, dizia Wood, o sexo feminino é assessório — as garotas que se envolvem com eles no primeiro longa foram descartada­s.

E em ambos, o gorducho Schmidt conquista a garota mais bonita do pedaço, mas parece não ligar a mínima para os sentimento­s dela. Está mais preocupado com Jenko.

O maior interesse de “Anjos da Lei 2” está nessa leitura. Emoutros aspectos predomina o efeito gangorra, com altos ( os gêmeos traficante­s que falam em coro, a participaç­ão de Ice Cube, os créditos finais) e baixos ( excesso de piadas fracas e trama ainda mais rasa que no primeiro filme) em igual medida. ( 22 JUMP STREET) DIREÇÃO Phil Lord e Christophe­r Miller PRODUÇÃO EUA, 2014 ONDE Cinépolis JK Iguatemi, Pátio Paulista Cinemark e circuito CLASSIFICA­ÇÃO 14 anos AVALIAÇÃO regular

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil