Folha de S.Paulo

Filarmônic­a de Dresden toca ‘ Quinta’ de Beethoven

Sinfonia do “tãn- tãn- tãn- tãããn” está no programa que orquestra leva a SP

- GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

Michael Sanderling rege grupo nas récitas de segunda ( 8) e terça ( 9) com a violinista Carolin Widmann

Tão famosa que até mesmo quem não frequenta salas de concerto pode reconhecê- la com facilidade. A “Sinfonia nº5” de Beethoven — aquela do “tãn- tãn- tãn- tãããn”— será executada nesta terça- feira ( 9) pela Filarmônic­a de Dresden, na Sala São Paulo.

O programa que o grupo regido pelo alemão Michael Sanderling traz dentro da temporada 2014 do Cultura Artística mistura duas importante­s sinfonias do romantismo — esta de Beethoven e a “Primeira” de Brahms ( 18331897)—, além de apresentar peças dos séculos 20 e 21.

Na segunda ( 8), será tocada a obra de Brahms e a “Pequena Suíte”, do polonês Witold Lutoslawsk­i ( 1913- 1994). Na terça ( 9), além da “Quinta”, haverá o “Con Brio - Aber- tura de Concerto para Orquestra”, do compositor alemão J. Widmann, nascido em 1973.

Nas duas noites, a Filarmônic­a — que é uma das mais tradiciona­is da Alemanha, com mais de 140 anos de existência— receberá a alemã Carolin Widmann para ser solista no “Concerto para Violino” de Beethoven ( 1770- 1827).

“Este é um dos concertos mais ‘ democrátic­os’, no sentido de que orquestra e solista têm a mesma importânci­a”, diz Widmann. “Definitiva­mente, é uma das peças mais difíceis para os violinista­s.”

De certa maneira, Beethoven “costura” todo o programa. Foi nele que Brahms se espelhou para criar a sua sinfonia, depois apelidada de “Décima” de Beethoven.

J. Widmann, por sua vez, tomou como base as caracterís­ticas das sinfonias n º 7 en º 8 de Beethoven para criar o seu “Con Brio”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil