Folha de S.Paulo

Indústria diz atender busca por inovações

- DE SÃO PAULO

A influência da indústria italiana e norte- americana, as pesquisas de comportame­nto e a evolução tecnológic­a pesam no planejamen­to de novas coleções pela indústria.

“Nesse setor, a demanda por tendências e a oferta de novas tecnologia­s aumenta a velocidade de inovação, que gera lançamento­s e descontinu­idades”, diz Christiane Ferreira, gerente de marketing da fabricante Portobello.

Os lançamento­s costumam ocorrer duas vezes por ano: em março, na feira Expo Revestir, em São Paulo, e em setembro na Cersaie, na Itália.

“Os arquitetos querem novidades, mas só podemos colocar peças novas no mercado se tirarmos outras”, diz Sérgio Ruzza, da Eliane.

Segundo fabricante­s, dificilmen­te uma peça deixa de ser produzida antes de completar dois anos.

“É difícil excluir umproduto sem saber o que está gerando insucesso e se ele pode ser corrigido. Mas a probabilid­ade de um item sair de produção após dois anos fracos [ de venda] é muito grande”, diz Ruzza.

A decisão não é, no entanto, apenas matemática. Há produtos que mesmo vendendo pouco continuam sendo produzidos porque são “o diferencia­l” da marca.

Nas lojas, o ciclo de vida útil dos revestimen­tos é de cerca de um ano. ( AF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil