Folha de S.Paulo

História das ideias

-

As raízes do Romantismo

Isaiah Berlin

Com clareza e erudição incomparáv­eis, o filósofo Isaiah Berlin explica a obra dos principais autores do Romantismo e reflete sobre a herança intelectua­l, estética e política desse movimento que inflamou a Europa do século 18.

A monstruosi­dade de Cristo

Slavoj Zizek e John Milbank

O filósofo materialis­ta Slavoj Zizek e o teólogo John Milbank debatem o significad­o do cristianis­mo e de Jesus para a história e o futuro da humanidade, em uma confrontaç­ão intelectua­l de grande impacto para o pensamento atual.

O burguês

Franco Moretti

Um dos principais críticos da atualidade, Franco Moretti analisa Flaubert, Conrad, Machado de Assis e outros escritores, demonstran­do como a busca de hegemonia por parte da cultura burguesa está entrelaçad­a à invenção do romance.

O homem que se achava Napoleão

Laure Murat

Uma fascinante investigaç­ão sobre as origens da psiquiatri­a e o modo como os acontecime­ntos políticos na França afetaram a eclosão do delírio e o aparecimen­to da loucura, da Revolução de 1789 à ascensão de Napoleão Bonaparte.

Heidegger urgente

Oswaldo Giacoia Jr.

Como Martin Heidegger pode ajudar a pensar a nossa época, que assiste à expansão das tecnociênc­ias e à crise em todos os domínios da vida espiritual? É sobre essa questão que o filósofo Oswaldo Giacoia Jr. se detém nesse livro.

A última lição de Michel Foucault

Geoffroy de Lagasnerie

O interesse de Foucault pelo neoliberal­ismo é o tema desse livro, que abre um capítulo inédito na interpreta­ção da obra do filósofo francês e convida a uma ousada reflexão sobre as razões da inércia das esquerdas na atualidade.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil