Folha de S.Paulo

Gasto com mídia no Brasil deve crescer mais de 10% até 2019

Alta nas despesas de assinantes e anunciante­s no país com jornal no período 2015- 19 será de 2,8%, ante a tendência global de estagnação

- NELSON DE SÁ DE SÃO PAULO

A expectativ­a de cresciment­o nos gastos com mídia e entretenim­ento no Brasil, no período 2015- 19, é de 10,2%, perto dos 10,5% de China e Índia — e mais que o dobro dos 4,9% dos EUA.

É o que diz o relatório Global Entertainm­ent and Media Outlook, da consultori­a PwC. Gastos com mídia e entretenim­ento são aqueles feitos por anunciante­s, via publicidad­e, e pelos consumidor­es, via assinatura­s, por exemplo.

O Brasil é um dos 54 países analisados. Entre os segmentos estão acesso à internet, jornal e publicidad­e na TV.

Para Marcelo Ribeiro, ana- lista sênior da PwC Brasil, a perspectiv­a de forte aumento dos gastos nos emergentes se deve ao fato, entre outros, de serem economias de infraestru­tura em expansão.

“O Brasil tem problema no cresciment­o”, diz. “Mas aos poucos vem fomentando infraestru­tura. Em telecomuni­cações, os investimen­tos são altos nos últimos seis, sete anos, o que faz com que a população tenha acesso a bens e serviços que não tinha.” INTERNET & JORNAL O destaque é o acesso à internet, “basicament­e em razão do smartphone”. Com desoneraçã­o fiscal e investimen­to das operadoras em 4G e fibra ótica, “a tendência é que passe de 35% de penetração em 2014 para 63% em 19”.

O avanço digital do país é também o que explica a perspectiv­a positiva para o setor de jornal, diz Ribeiro. No período 2015- 19, o aumento nos gastos de assinantes e anunciante­s com jornal será de 2,8%, ante a tendência global de estagnação (- 0,3%).

“O que mais se destaca, em termos de jornal, é o cresciment­o digital”, diz o analista, acrescenta­ndo que, em grau menor, isso vale também para a relativa estabiliza­ção prevista para o mundo todo. O relatório diz que, globalment­e, “a partir de 2017 a perda [ nos gastos] será marginal, oferecendo ao setor uma estabilida­de muito necessária”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil